Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Neste final de semana (26 e 27/08) o chopp estará MAIS BARATO; veja onde aproveitar

O evento “Chopp Sem Imposto”, iniciativa do Instituto Atlantos, busca conscientizar sobre altos impostos nas bebidas. Confira!

Neste domingo (27), o Instituto Atlantos, organização do Rio Grande do Sul, em parceria com a União Juventude e Liberdade (UJL) e a Juventude do Partido Novo/RS, irá realizar mais uma edição do evento “Chopp Sem Imposto” em Porto Alegre.

A iniciativa, que começa às 14h, ocorrerá no Lagom Pub, localizado na rua Bento Figueiredo, 72. Dessa forma, a ação, de acordo com o presidente do Instituto Atlantos, Leonardo Chagas, busca conscientizar o público sobre como aproximadamente 60% do preço de uma bebida é absorvido pelos impostos governamentais no Brasil.

“Basicamente, o governo consome a maior parte da nossa cerveja e nem sequer nos damos conta disso.”, explica Chagas.

Pagando caro por uma cerveja? Instituição expõe a realidade tributária no Brasil

Pessoa servindo chopp em um copo de vidro
Imagem: Marcelo Ikeda Tchelão / pixabay.com

Segundo Bernardo Mold Leal, dono do Lagom Pub, a ideia do evento é abrir os olhos do público para a realidade da tributação no Brasil. Ele aponta que os impostos muitas vezes recaem fortemente sobre a parte mais vulnerável da população, uma vez que a tributação se dá sobre o consumo. “Se eu, você ou o Bill Gates comprarmos uma garrafa d’água, todos pagaremos a mesma quantidade de imposto”, ilustra.

O método de tributação brasileiro, de acordo com Leal, impacta negativamente a economia ao desestimular o consumo. Assim, os produtos acabam se tornando mais caros, afastando o consumidor e, consequentemente, fazendo a economia girar menos.

Veja também:

Carrefour está com quase 3 mil vagas abertas; confira como se candidatar

Tributação nas bebidas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária de um chope representa 62,20% do seu valor, perdendo apenas para a caipirinha, que carrega 76,66% de tributos.

Já a cerveja, que é considerada uma das bebidas mais populares do país, tem 55,60% de seu valor representado por impostos. No caso dos refrigerantes, a carga varia entre 44,55% na garrafa e 46,47% na lata.

O que podemos aprender com o evento “Chopp Sem Imposto”?

O evento “Chopp Sem Imposto” é uma iniciativa que busca, de forma engenhosa, levantar discussões importantes sobre a realidade tributária de nosso país e seus impactos na economia e no cotidiano dos cidadãos.

Ações como essas são essenciais para fomentar o pensamento crítico e incentivar a busca por soluções que beneficiem toda a sociedade.

Imagem: Marcelo Ikeda Tchelão / pixabay.com