Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

NFC: O que é e qual a utilidade dessa tecnologia?

O sistema se parece muito com o já conhecido Bluetooth.

Dispositivos com a tecnologia NFC estão cada vez mais presentes no mundo. A sigla de Near Field Communication (traduzido em Comunicação por Campo de Proximidade) é um recurso que permite uma conexão entre dois dispositivos. Mas o que é exatamente, e para o que serve? Confira abaixo.

NFC: O que é e qual a utilidade dessa tecnologia?

O NFC é uma tecnologia que possibilita conectar dois dispositivos de forma remota. O sistema se parece com o Bluetooth. Entretanto, a conexão é rápida e não precisa de configuração de pareamento. Nos dois dispositivos com o recurso ativado, a passagem de informação ocorre automaticamente, desde que estejam próximos um do outro.

Criada em 2002, essa tecnologia nasceu de uma parceria entre a Philips e a Sony. Além de smartphones, o NFC também pode encontrado em tablets, em smartwatches, em cartões de crédito ou débito, entre outros itens. Entretanto, o aparelho precisa ter um chip NFC.

Para que serve?

Por conta da praticidade, a tecnologia do NFC pode ser útil para vários fins. A principal e a mais conhecida delas é para fazer pagamentos. De modo geral, é necessário ver se a maquininha de cartão usada pelo estabelecimento pra pagar, tem alguma informação sobre ser compatível. 

Se tiver a opção, basta aproximar o seu cartão, celular, smartwatch ou qualquer outro dispositivo para fazer o pagamento. Além disso, o pagamento pode ser feito também através de uma conta que o cliente tem, vinculada a um banco. Ao aproximar o seu cartão, vão serão usados os dados do seu cartão de débito ou crédito para fazer a compra.

O NFC também possibilita fazer outras ações, tais como identificar funcionários por meio dos crachás de uma empresa. Ou ainda, é possível abrir portas com fechadura digital por aproximação. Além disso, é possível determinar informações sobre um produto em uma loja. 

Há ainda a chance de usar o NFC como um tipo de guia turístico virtual. A visitar um museu, o usuário pode aproximar o celular de uma pintura ou escultura e conseguir todas as informações sobre a obra e o artista. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: S_L / shutterstock.com