Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome limpo: prazo para ficar em dia com lojas e empresas de água e luz já começou

Clique para saber como a pessoa pode ter o nome limpo através de nova iniciativa do governo e veja como participar!

Começou hoje mais uma iniciativa do governo para que a população fique com o nome limpo. Assim, as pessoas vão poder renegociar suas dívidas com lojas, bancos e empresas de água e luz, independentemente do valor do débito ou da renda dos endividados.

O Renegocia! é um mutirão, organizado pelo governo federal, que conta com a participação dos órgãos de defesa do consumidor dos estados e municípios. O objetivo é atender às famílias superendividadas e ajudá-las a conseguir o mínimo para sobreviver.

Apesar de ser parecido, o Renegocia! não faz parte do Desenrola, outra iniciativa de renegociação de dívidas que o governo lançou este mês. Nesse último, podem participar apenas quem tem débitos com bancos e renda de até R$ 20 mil por mês.

Renegociação para ter o nome limpo vai até agosto

As pessoas que quiserem participar do Renegocia! podem procurar os órgãos de defesa do consumidor das suas cidades ou estados, como Procon, Ministério Público e Defensoria Pública, para renegociar os seus débitos com os credores.

Além disso, também é possível fazer o acordo através do site consumidor.gov. Para isso, o cidadão que quer o nome limpo precisa de uma conta gov.br com nível prata ou ouro. O prazo para que os inadimplentes procurem os credores começa hoje e vai até o dia 11 de agosto.

A principal diferença entre o Renegocia! e o Desenrola é que, no primeiro, a população pode contar com a orientação dos órgãos de defesa do consumidor na hora de negociar com a empresa. Entretanto, as dívidas com pensão, crédito rural e imobiliário não farão parte do mutirão.

Como renegociar pela internet?

A pessoa que quiser usar a internet para ter o nome limpo deve seguir esse passo a passo:

  • Acessar o site consumidor.gov;
  • Fazer login com a conta gov.br;
  • Procurar pela empresa com que quer renegociar;
  • Clicar em “Registrar Reclamação”;
  • No campo “Problema”, selecionar “renegociação/parcelamento de dívida”;
  • Em “descrição da reclamação”, colocar que deseja participar do Renegocia!.

Depois disso, a empresa vai enviar uma proposta para que o interessado limpe o nome. Através desse espaço, o devedor pode interagir diretamente com a companhia, além de enviar documentos e fotos. 

Imagem: Zadorozhnyi Viktor / shutterstock.com