Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia espetacular para quem recebe o FGTS e precisa de dinheiro

Está precisando de dinheiro? Se você recebe FGTS, pode ter uma oportunidade incrível agora em dezembro. Confira!

Os trabalhadores nascidos em dezembro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS. O valor está disponível desde o dia 1° de dezembro e poderá ser sacado até o final de fevereiro de 2023. Após a data, os recursos retornam para a conta de origem.

Apesar de a liberação ter sido feita para os nascidos em dezembro, quem nasceu em outubro e novembro ainda consegue resgatar o valor que havia sido liberado no seu mês de aniversário.

Além disso, vale lembrar que o saque-aniversário é opcional, isso porque o saque por rescisão de trabalho é o modelo padrão. Por isso, o trabalhador que deseja optar por essa modalidade deve notificar a Caixa através do aplicativo para celular do FGTS.

Qual é o valor e como optar pelo saque-aniversário?

Em resumo, o valor do saque-aniversário varia entre 5% e 50% do saldo disponível no fundo de garantia de cada pessoa. Por exemplo, se a pessoa possui R$ 500 em conta, ela poderá sacar 50% desse valor, mas quem possui mais de R$ 20.000,01 poderá sacar 5%.

Para aderir a essa modalidade de saque, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
  • Faça o login informando o seu CPF e a senha cadastrada;
  • Clique na opção “Saque-Aniversário”;
  • Em seguida, clique em “Modalidade saque-aniversário”;
  • Depois, escolha a opção “Optar pelo saque-aniversário”;
  • Feito isto, aparecerá um termo para ser aceito para seguir com a opção;
  • Por fim, o sistema irá efetivar a troca de modalidade.

Se você ainda não possui o cadastro no aplicativo do FGTS, basta clicar em “Cadastre-se” na tela inicial, informar os dados solicitados e criar uma senha. Caso realize a troca após o mês do seu aniversário, a primeira parcela ficará disponível somente no ano seguinte.

É possível desistir do saque-aniversário do FGTS?

Sim, o trabalhador poderá desistir do saque-aniversário do FGTS. A solicitação para voltar ao saque padrão, no momento da rescisão de contrato de trabalho, também poderá ser feita através do mesmo aplicativo do fundo de garantia.

Entretanto, para realizar a solicitação, o trabalhador não poderá ter contratado a opção de antecipação do saque. Outro fator importante para saber é que o retorno ao saque padrão também não é feito de forma imediata.

Segundo as normas que regem o saque-aniversário do FGTS, é preciso permanecer na modalidade por pelo menos 24 meses. Ou seja, a mudança só será no primeiro dia do 25° mês após a data da solicitação da mudança.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com