Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Notícia importante para quem mora de aluguel

Percentual da inflação do aluguel, IGP-M, foi divulgado no final de março. Veja como calcular o reajuste dos aluguéis que vencem em abril.

Para quem mora de aluguel, os ajustes nos preços que acontecem anualmente são a grande preocupação. E para aqueles que o contrato do aluguel vence em abril, as notícias não são boas.

Em resumo, o preço que é reajustado de acordo com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi divulgado no dia 30 de março pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dessa forma, o IGP-M é usado como base para o cálculo do valor dos aluguéis.

Nos últimos 12 meses, ele acumulou em 0,17%, valor que deve ser sentido no bolso dos inquilinos a partir de abril. Porém, apesar do aumento, a desaceleração do IGP-M é a menor registrada desde fevereiro de 2018.

Entenda como é composto o IGP-M

O IGP-M é conhecido como a inflação do aluguel e indica mensalmente a atividade econômica do país. O desenvolvimento de diversos setores impactam no IGP-M, como, por exemplo, construção civil, produção agrícola e os preços de bens e serviços.

Assim, por ter influência sobre a atividade econômica de diversos setores, o índice geral é composto por porcentagem com pesos diferentes de cada índice. Ou seja, o IGP-M é uma média dos seguintes fatores:

  • inflação do produtor — marcada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);
  • inflação do consumidor — marcada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC);
  • inflação da construção civil — marcada pelo Índice Nacional de Custos da Construção (INCC).

Assim, a distribuição de peso de cada índice para calcular a média do IGP-M é: 60% do IPA; 30% do IPC e 10% do INCC.

Como calcular o reajuste do aluguel?

Na correria do dia a dia efetuamos os pagamentos de boletos, impostos e tarifas sem entender o que compõe aqueles valores.

Agora que já foi explicado como é formado o IGP-M — usado para reajustar o valor do aluguel —, vamos exemplificar como esse reajuste será sentido no bolso do inquilino que tem seu contrato de aluguel com vencimento em abril.

Em suma, como nos últimos 12 meses o IGP-M acumulou em 0,17%, logo, essa será a porcentagem do reajuste. Dessa forma, o cálculo deve ser feito assim: valor do aluguel x 1,0017. O resultado será o valor do reajuste do aluguel.

Assim, se o valor pago for de R$ 5.000, o inquilino deve calcular 5.000 x 1,0017, que é igual a R$ 5.008,50, portanto, o valor do aluguel a partir de abril.

Imagem: Grusho Anna / Shutterstock.com