Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova CNH terá grande mudança; confira

Em uma nova conferência, foi decidido por meio de votação um novo Projeto de Lei que sugere mudanças para a CNH. Veja detalhes!

Em uma nova conferência, houve decisão por meio de votação de um novo Projeto de Lei que sugere mudanças para a CNH. A decisão vem com uma importante responsabilidade e promete trazer algumas mudanças positivas.

O anúncio realizado sobre o relatório teve a aprovação por parte da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para o novo Projeto de Lei (PL) 3.616/2019, que institui mudanças nas informações contidas na carteira de habilitação.

As novas mudanças instituídas para a CNH tem previsão de entrar em vigor em breve e devem adicionar algumas informações específicas sobre o titular do documento. Porém, o restante das informações já contidas no documento devem permanecer.

Veja mais detalhes sobre as mudanças na CNH

Conforme as informações, o PL institui a emissão do documento em modelo único, de acordo com as especificações do Contran. Além disso, deverá valer em todo o território nacional normalmente, não havendo alterações além das informadas.

Entretanto, para que o projeto possa entrar em vigor, é necessário a aprovação por parte da Câmara dos Deputados.

Após instituído o novo PL, a adequação da CNH às novas regras estabelecidas deverá ser cumprida em até 90 dias da assinatura do documento.

Informações do titular no documento

De acordo com o que é afirmado, as únicas alterações presentes nas informações deverão ser a inclusão de tipo sanguíneo, fator RH do motorista na CNH e também se é optante ou não pela doação de órgãos.

Conforme dito por Rodrigo Cunha (União-AL) para a Agência Senado, a mudança na carteira traz uma nova oportunidade. Visto que a informação de doador ou não doador estará na carteira, pode gerar uma reflexão positiva na hora de se decidir sobre o assunto.

Além disso, a proposta das informações na CNH sugerem um aumento no número de pessoas que optam pela doação de órgãos no Brasil. Sendo também de grande ajuda para a decisão das famílias na hora de decidir sobre a doação dos órgãos do parente falecido.

Imagem: rafapress/shutterstock.com