Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova fase do Open Finance se inicia amanhã (28); veja como ela chega

Nova fase do Open Finance começa amanhã. Clique e descubra o que pode mudar nos serviços financeiros com essa novidade.

Amanhã (28), o Banco Central começa uma nova fase do Open Finance, programa que permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras que operam no país. O objetivo é trazer mais transparência para as operações e dar mais controle para os clientes.

O Open Finance começou em 2021 por meio do compartilhamento de informações institucionais entre as empresas do setor financeiro. Atualmente, estamos na 4ª fase do projeto, na qual começaram as partilha dos dados sobre produtos e serviços dos clientes e das instituições.

Lembrando que ninguém é obrigado a participar desse projeto, já que é o cliente que escolhe se vai permitir que os seus bancos compartilhem as suas informações. Da mesma forma, eles têm o poder de decidir parar de compartilhar os seus dados.

Open Investment, próxima fase do Open Finance

Até o momento, o Open Finance lida apenas com transações tradicionais. Por exemplo, o consumidor pode movimentar todas as suas contas bancárias através de um único aplicativo. Assim, ele pode fazer PIX e transações sem precisar acessar vários sistemas.

A partir de amanhã, começa o Open Investiment nova fase do Open Finance. Nesse caso, as instituições poderão compartilhar as informações sobre os investimentos em renda fixa, renda variável e fundos. Em um primeiro momento, apenas os grandes bancos devem trocar informações entre si.

Veja também:

Calendário de pagamentos do Bolsa Família de outubro já saiu; confira aqui

Contudo, a expectativa é que isso chegue rapidamente para os demais investidores. Até o momento 40 milhões de brasileiros já deram a sua permissão para a divulgação das suas informações financeiras, sendo que a implantação do sistema está no fim.

Investimentos
Imagem: Gsign76 / Shutterstock.com

Vantagens do Open Investment

Na nova fase do Open Finance para os investimentos, as vantagens dos clientes que aderirem a ela são:

  • Mais transparência na relação entre os bancos/corretoras e seus clientes;
  • Os consumidores poderão ter acesso a uma quantidade maior de produtos e soluções em investimentos;
  • Não será necessário abrir contas nas instituições para ter determinado produto;
  • Possibilidade de fazer a portabilidade das aplicações entre empresas diferentes;
  • Maior autonomia do cliente na hora de escolher em qual empresa investir.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com