Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova medida de Lula prejudica os donos de carros usados

Saiba quais foram os movimentos de Lula que levaram ao descontentamento dos donos de carros usados.

A venda de carros usados vinha crescendo bastante no país, devido ao valor mais em conta desses veículos. Portanto, com o anúncio do carro popular, feito na última quinta-feira (25), essa situação vem preocupando os donos de carros usados.

Esse mercado de veículos de segunda mão sempre foi o maior do Brasil, e os dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) confirmam isso. Segundo a organização, em abril deste ano, foram vendidos 1.039.256 veículos, com uma alta de 10,7% em relação a 2022.

Como ficarão os veículos de segunda mão no governo Lula?

Ainda assim, o mercado de veículos está parado, pois o governo pediu 15 dias para entregar o projeto completo. Dessa forma, aqueles que iam fechar negócios com carros usados ou novos ficarão no aguardo do presidente, para saber qual situação será mais viável para os seus bolsos.

Assim, Cassio Pagliarini, da Bright Consulting (empresa especializada em consultoria automobilística), explica sobre o descontentamento das empresas e clientes:

“Por enquanto, nem a fabricante e nem o lojista sabem o que fazer, pois as definições levarão ao todo 15 dias para sair. Isso tinha que ter saído no máximo hoje. Enquanto isso, todo mercado já está parado. Espera-se que o governo abra, em caráter de exceção, uma permissão para que os estoques possam ter os faturamentos recalculados e refeitos, assim os impostos sobre os produtos não ficarão antigos”.

O sócio fundador da Bacellar Advisory Boards e Conselheiro da SAE Brasil, Ricardo Bacellar, também seguiu a linha de raciocínio de Cassio.

Isso porque, segundo ele, o governo vem complementando outras questões que “nem foram mencionadas ainda, como a oferta de crédito mais barata. Havia essa grande expectativa e muita coisa continua indefinida”.

Como ficará o valor dos carros usados?

Antes de tudo, vale lembrar que o carro popular terá descontos de 1,5% até quase 11% em veículos com custo máximo de R$ 120 mil. A expectativa de valores mais baratos é abaixo de R$ 60 mil.

Seguindo essa perspectiva, muitas vezes, comprar um carro usado não compensará ao cliente. Pois, com o barateamento dos veículos de segunda mão, os proprietários terão que reduzir o preço também. Assim, respeitando o mesmo percentual do zero km ou próximo disso.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com