Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova prorrogação automática de benefício do INSS: veja como vai funcionar

Uma portaria autorizou a prorrogação automática de um benefício do INSS. Saiba mais detalhes sobre essa medida!

Uma boa notícia para os brasileiros que recebem auxílio-doença! O Ministério da Previdência Social autorizou a prorrogação automática desse benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Logo, uma portaria publicada de forma conjunta passa a adotar essa nova medida.

Com isso, será possível ampliar o período de recebimento desse auxílio a cada 30 dias, por quantas vezes forem necessárias. Entenda como essa medida irá funcionar aos segurados do INSS na sequência.

Nova medida autoriza prorrogação automática de benefício do INSS

Um celular mostra na tela 'INSS', um cofre de porquinho rosa está ao lado e cédulas de 50 e 100 reais em baixo.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A portaria do Ministério da Previdência Social e do INSS teve a sua publicação no último dia 1º de novembro. Dessa forma, essa prorrogação pode acontecer várias vezes até o final de abril no próximo ano.

Dessa forma, a prorrogação desse benefício do INSS se dará independentemente do tempo de espera para realizar a perícia médica, mesmo que seja em menos de 30 dias. Ainda, o pedido de ampliação do auxílio-doença pode ocorrer em todas as agências da Previdência Social e não mais apenas nas unidades que oferecem vagas para a perícia.

Veja também:

Banco faz parceria com a Apple e divulga ÓTIMA novidade para clientes

Ademais, o órgão público exigia que a realização de uma perícia para a terceira renovação. A partir da nova portaria, contudo, isso não é mais necessário e o beneficiário pode pedir a prorrogação por quantas vezes quiser.

Medida promete agilizar atendimentos

Com a prorrogação automática desse benefício do INSS, a ideia é agilizar a fila de perícias para outros tipos de solicitações, como a do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a pessoas com deficiência. Assim, os peritos médicos podem ser direcionados a esses atendimentos, portanto.

Por fim, aqueles que estão solicitando um benefício do INSS pela primeira vez podem ter prioridade do atendimento. Nos últimos anos, por exemplo, o órgão sofre com as filas crônicas, o que atrasa a concessão de benefícios aos requerentes.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com