Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova redução no juros: Banco Central reduz a taxa Selic para 12,25%

Confira aqui a queda da taxa de juros Selic pela terceira vez consecutiva hoje (01). Veja também as projeções para os próximos anos!

Nesta quarta-feira (1°), o Banco Central tomou a decisão esperada, e reduziu a taxa básica de juros, a Selic. Nesta terceira queda consecutiva, a redução foi em meio ponto percentual. Desse modo, a medida culminou na Selic atingindo o patamar de 12,25%.

Esse é o nível mais baixo da taxa desde maio de 2022. Contudo, a magnitude dessa queda já havia sido sugerida pelo próprio Banco Central na reunião de setembro. Desse modo, a redução dos juros reflete o declínio nos índices de inflação no país e também a melhoria das expectativas econômicas.

De acordo com o Boletim Focus, o mercado financeiro prevê que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará o ano em 4,63%, dentro da faixa de tolerância da meta estabelecida (4,75%). Para o ano de 2024, a projeção é de 3,9% e, para 2025, de 3,5%, também dentro da margem aceitável.

Taxa de Juros Selic atinge 12,25%

Dois cubos de madeira com símbolo de percentual de setas em vermelho e verde, simbolizando as taxas de juro
Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Na reunião de setembro, o Banco Central enfatizou a importância de que o governo mantenha a firmeza na busca das metas fiscais estabelecidas. Isso porque, com a perspectiva de mudança na meta, aumentam as incertezas em relação à trajetória futura de redução da taxa de juros Selic no próximo ano.

“Dado o papel crucial da execução das metas fiscais já definidas para ancorar as expectativas de inflação e, por conseguinte, direcionar a política monetária, o Comitê destaca a relevância da firme perseguição dessas metas.”

Além disso, hoje (1°), o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, tomou sua própria decisão em relação à taxa de juros. Os juros permaneceram inalterados em 5,25%, e o comunicado do Fed foi considerado menos rígido do que o esperado. Logo, como resultado, o dólar registrou uma queda de 1,49% em relação ao real, e o índice Ibovespa fechou em alta de 1,69%.

Nova direção no Banco Central

Ademais, na última segunda-feira (30), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou os nomes dos dois novos diretores do Banco Central, que assumirão suas funções em dezembro após a aprovação do Senado Federal.

Veja também:

Lei que garante pensão vitalícia é aprovada; saiba quem deve receber

Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira foram indicados para as diretorias de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, e Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, respectivamente. Com essas nomeações, o Presidente Lula já nomeou quatro dos nove diretores no total, incluindo o chefe da instituição.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com