Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova rodada de pagamentos do Bolsa Família: quando começa?

Saiba como foi organizado o calendário de pagamentos para este novo ciclo do Bolsa Família.

O Bolsa Família é o principal programa de transferência de renda no Brasil, beneficiando mais de 25 milhões de famílias. Dessa forma, a realização do pagamento ocorre mensalmente, seguindo um calendário específico que estabelece o dia e os grupos que serão atendidos na nova rodada de desembolsos.

Além disso, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e manter os dados atualizados.

Como funciona o pagamento do Bolsa Família?

Mão segurando celular com tela mostrando nome do programa Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O Programa Bolsa Família está atualmente sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social, Cidadania e Combate à Fome.

Para garantir o atendimento a todos os beneficiários do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal realiza as transferências bancárias de forma escalonada, dividindo os inscritos em 10 grupos distintos, com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Esse código então, é o que identifica a família no sistema do Cadastro Único. Confira a tabela abaixo para saber o dia do seu pagamento:

NIS terminado emData de Pagamento
115/03/2024
218/03/2024
319/03/2024
420/03/2024
521/03/2024
622/03/2024
725/03/2024
826/03/2024
927/03/2024
028/03/2024

Consulta de informações sobre o Bolsa Família

Os beneficiários podem obter informações com antecedência e durante os pagamentos por meio do aplicativo do Bolsa Família, disponível para Android e iOS. Adicionalmente, a Caixa Econômica Federal também disponibiliza este serviço em seus canais de atendimento.

Além disso, é possível consultar também os valores por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS, ou pelo telefone 111, que possui atendimento 24 horas durante a semana.

Quais são os requisitos para receber o Bolsa Família?

O Bolsa Família destina-se a brasileiros em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita de até R$ 218. Sendo assim, é essencial manter a atualização da inscrição no CadÚnico para garantir a participação no programa.

É por meio dessa base de dados que o programa inclui novos membros mensalmente. O CadÚnico é então, uma ferramenta importante para garantir que o benefício chegue às famílias que realmente precisam, contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social no país.

Veja também:

Clientes TIM têm direito a cursos grátis e desconto na pós-graduação; confira

Para realizar a inscrição no CadÚnico, a família deve eleger um Representante Familiar (RF) para ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da região e efetuar o cadastro. Este membro será o responsável por atualizar e manter a inscrição.

Imagem: rafapress / shutterstock.com