Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Nova versão do Desenrola será lançada ainda neste trimestre; saiba mais

Ainda neste primeiro trimestre, será lançada uma nova versão do programa de renegociação de dívidas, Desenrola Brasil. Confira!

Djamilla Ribeiro MartinsPor Djamilla Ribeiro Martins2 min de leitura
Imagem do logotipo do programa Desenrola Brasil. Ao fundo, aparece uma imagem aérea embaçada de uma rua com várias pessoas caminhando sobre uma faixa de pedestres

O governo federal, ainda neste primeiro trimestre, irá lançar uma nova versão do programa de renegociação de dívidas, Desenrola Brasil. Dessa forma, o programa irá trazer um grande alívio para o segmento dos Microempreendedores Individuais (MEIs), que atualmente são 15 milhões de pessoas no país.

Assim, dessa vez, a iniciativa contemplará pessoas jurídicas. Dessa forma, segundo o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), o programa deve favorecer cerca de 7 milhões de MEIs que se encontram endividados junto ao governo. Veja mais detalhes do programa!

Nova versão do Desenrola

Portanto, o ministro França destacou ainda que a nova versão do Desenrola poderia abranger as dívidas decorrentes do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Veja também:

Brasileiros que ganham até 2 salários mínimos podem ter que pagar Imposto de Renda este ano

Além disso, ainda segundo o ministro, assim como na versão do Desenrola para pessoas físicas, cujo lançamento ocorreu em julho do ano passado, a implementação do programa para empresas e MEIs poderia ocorrer em fases a partir de março deste ano.

Logotipo do programa Desenrola Brasil sobre uma imagem desfocada de uma faixa de pedestres vista de cima, com muitas pessoas caminhando.
Imagem: Varavin88/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Adesão ao Simples Nacional

Ademais, Márcio França também falou da possibilidade de prorrogação do prazo para adesão ao Simples Nacional. Assim, a data original de adesão, que seria até 31 de janeiro, poderia ser estendida para abril ou maio. Então, com essa alteração, seria possível adequar as datas com o planejamento do Desenrola para pessoas jurídicas.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Além disso, em discussão com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), Márcio França também tratou dos efeitos da reforma tributária sobre as micro e pequenas empresas. Assim, o ministro ponderou que a reforma tributária abriu uma janela de oportunidades para que ocorram alterações no sistema.

À vista disso, uma das propostas exploradas seria a revisão dos limites de faturamento para os MEIs, que atualmente é de R$ 81 mil por ano, tornando a transição para microempresas menos abrupta e mais justa sob o prisma fiscal.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Djamilla Ribeiro Martins

Autor

Djamilla Ribeiro Martins

Djamila Martins é formada em Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) pela FATEC de Santos, Licenciada em Letras pelo Instituto Federal de São Paulo e também graduada em Pedagogia pela Universidade de Marília. Com uma base sólida em educação e gestão, alia conhecimento técnico e sensibilidade didática para contribuir com conteúdos informativos, acessíveis e confiáveis no portal Seu Crédito Digital, com foco em cidadania, economia e serviços públicos.

Topicos relacionados