Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado com a multa: novas placas do Mercosul vão passar a ser obrigatórias a partir do dia 31

Depois de vários adiamentos, a partir do dia 31 de janeiro, será obrigatório o uso das placas do Mercosul em todos os estados brasileiros. O prazo, portanto, atende ao estipulado na Resolução n° 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado. A determinação é de que as unidades federativas do país devam utilizar o novo padrão de placas de identificação Veicular (PIV).

É provável que você também goste:

Cuidado: golpe de phishing rouba dados do cartão de crédito Nubank

C6 Bank lança serviço para começar a focar em pequenos empreendedores.

Iniciativa do BC quer que bancos deem desconto nas dívidas se cliente fizer curso de educação financeira.

Cuidado com a multa: novas placas do Mercosul vão passar a ser obrigatórias a partir do dia 31

Embora a adoção do sistema de placas do Mercosul tenha sido anunciada em 2014, e deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016, a implantação do registro foi adiada seis vezes. Devido a disputas judiciais, a implantação ficou para 2017. Depois foi adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

Dos 26 estados do Brasil, já aderiram à nova PIV: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Obrigatoriedade da nova placa

A nova placa é obrigatória em caso de primeiro emplacamento ou para o dono do veículo com a placa antiga que vier a mudar de município ou unidade federativa. Além disso, também é obrigatória em casos de roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Padrão da nova placa

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três número, que o inverso do modelo atual adotado com três e quatro números. A cor de fundo também muda, que passará a ser totalmente branca. A mudança também ocorre na fonte para deferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos em teste, dourado para automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Código QR

Todas as placas contarão com um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code (QR Code), com números de série e acesso às informações do banco de dados dos fabricantes e estampador da placa. O objetivo disso é controlar a produção, logística, estampagem e instalação das placas nos respectivos veículos, além de verificar a autenticidade.

Enfim, gostou da matéria sobre as novas placas do Mercosul?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.