Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas regras do Imposto de Renda 2023; veja o que deve mudar

Projetos de Lei com as possíveis alterações para o Imposto de Renda 2023 seguem em tramitação. Saiba o que pode mudar no próximo ano!

Projetos de Lei que preveem mudanças nas regras do Imposto de Renda 2023 seguem em tramitação no Congresso Nacional. Os textos podem ser votados ainda a tempo de valer para a próxima declaração.

Neste ano de 2022, o período de entrega da declaração do Imposto de Renda teve início no dia 7 de março, indo até o dia 31 de maio. Caso sejam votados e sancionados ainda nesta legislatura, as alterações passarão a valer para o próximo ano.

Saiba quais devem ser as novas regras do Imposto de Renda 2023

As propostas de mudanças para o imposto alteram regras e a tabela do IR, ampliando a faixa de isenção. Confira as alterações:

Novo limite de dedução

Caso aprovado, o texto prevê a mudança no limite de dedução das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente ao Imposto de Renda da Pessoa Física. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal já se colocou a favor do aumento do limite de 3% para 6%.

Atualmente, o projeto segue para a Câmara dos Deputados onde será avaliado. Caso seja aprovado, o texto deve passar pela sanção presidencial.

Isenção do imposto para novos grupos

Outra mudança no Imposto de Renda se refere aos grupos isentos de realizar a declaração. Recentemente, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou, juntamente à Câmara dos Deputados, a lei que garante que profissionais de Segurança estejam isentos da declaração. Confira quais serão esses profissionais caso a lei seja sancionada:

  • Agentes de segurança pública;
  • Agentes socioeducativos;
  • Integrantes operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (ex: guardas municipais, agentes de trânsito e guarda portuária);
  • Policiais legislativos federais e estaduais.

Nova tabela do Imposto de Renda

Existe ainda a proposta que tenta atualizar a também do imposto para que a faixa de isenção seja maior. Atualmente, o valor vai até R$ 1.903,98.

O objetivo da lei que ainda tenta ser aprovada é de que se evite a diminuição do poder de compra do brasileiro, uma vez que os cidadãos com salários mais baixos sofrem com a falta da atualização da tabela.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com