Na última quinta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou o projeto de novo auxílio “Cuidar de quem Cuida”. Uma proposta que prevê o pagamento de um benefício de R$ 900 para pessoas que realizam funções de cuidadores de pessoas com deficiência (PcD).
Novo auxílio de R$ 900 para brasileiros é APROVADO; veja se você pode receber
Um novo auxílio foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul para estas pessoas; confira se você será um dos contemplados!
Pedro Kemp, deputado estadual, alega: “São pessoas que abrem mão de trabalho, estudo, muitas vezes da sua vida social e de outras atividades para cuidar de uma pessoa de tempo integral.”
Além disso, está previsto mais um benefício com até 100% dos valores vigentes a seus beneficiários. No entanto, para esse “acréscimo”, o candidato não pode ter cadastro em qualquer outro programa de concessão de benefícios. Confira mais detalhes na matéria a seguir!
Novo auxílio aprovado
Kemp já havia apresentado o projeto “Cuidar de quem Cuida” em outras oportunidades, assim, de acordo com ele, o projeto “estende a mão do estado para poder dar dignidade a esses cuidadores de pessoas com deficiência”. Nesse sentido, a iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a dignidade das pessoas que cuidam de PcD.
Veja também: Valor da sua aposentadoria: saiba quanto você vai receber
Porém, o deputado tinha consciência de que seria inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça por aumentar despesas para o Executivo.
Assim, Kemp se reuniu com o governador Eduardo Riedel que, segundo o deputado, se mostrou sensível à questão. Por isso, Riedel discutiu o novo auxílio com a secretária de assistência social, a doutora Patrícia, afirmando que ele seria aprovado e implantado no Mato Grosso do Sul. Para ele, o programa para cuidadores é um modelo para todo o país.

Outros projetos aprovados pela Assembleia Legislativa de MG
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Na mesma sessão, aprovou-se o Projeto de Lei 286 de 2023, conferindo ao ‘Projeto Som e Vida’, da deputada Mara Caseiro, no município de Campo Grande, o status de Utilidade Pública Estadual.
Além disso, a Assembleia também aprovou mais 11 Projetos de Resolução que concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo. No entanto, eles devem se reunir novamente para discutir outros dois projetos do Poder Executivo. Por fim, o novo auxílio “Cuida de quem Cuida” será analisado nas próximas semanas, com a possibilidade de ser aprovado ou não.
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
