Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Novo benefício do INSS acabou de sair: veja com conseguir e quem tem direito

Acaba de ser aprovado durante essa semana um novo benefício do INSS para atender um público específico. Saiba mais sobre a novidade!

Avatar de Amanda Sampaio Amanda Sampaio · · 2 min de leitura
Fachada de uma das sedes do INSS

Acaba de ser aprovado durante essa semana um novo benefício do INSS para atender um público específico. Saiba se você tem direito a essa novidade e como conseguir participar do novo programa.

Por meio de uma portaria estabelecida pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Stefanutto. Houve o estabelecimento das diretrizes para o Programa de Incentivo de Bolsas de Estudo (Pibe).

Sendo assim, os servidores do INSS podem ter direito a uma bolsa de estudos exclusiva que cobre os gastos com a formação. Contudo, alguns pontos devem ser atendidos pelo candidato para que o benefício possa ser utilizado.

Saiba mais detalhes sobre a novidade

O projeto surgiu com o intuito de trazer cada vez mais pessoas com formações em graduação superior e pós-graduação para o órgão. Este que visa trazer cada vez mais funcionários capacitados para melhorar o atendimento do INSS aos clientes.

Porém, para que se torne elegível para a bolsa de estudos, o curso escolhido deve ‘atender aos interesses da administração’. Dessa maneira, é necessário confirmar se o seu curso de escolha é elegível a receber o benefício.

Com o processo aprovado, os servidores do INSS podem passar a receber o reembolso total dos valores pagos no curso. Portanto, a novidade atende cursos de graduação bacharelado, licenciatura e cursos superiores de tecnologia, além de pós-graduação incluindo o MBA.

Como funciona o programa de bolsas do INSS

Para estar apto a receber o benefício, o servidor deverá participar de um processo seletivo que segue as diretrizes da Diretoria de Gestão de Pessoas. Estas são alinhadas diretamente com o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social.

Os cursos elegíveis têm de ter pelo menos 30% de atividades realizadas em tempo real, além de não ser possível para casos de afastamento do servidor. Além disso, serão contemplados os servidores por uma única bolsa para as modalidades de graduação ou pós-graduação.

Para conseguir reaver os valores pagos, o funcionário deve apresentar os comprovantes de pagamento mensal da instituição de ensino. Ademais, também deverão ser apresentados os históricos de disciplinas realizadas no período.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.