Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo cartão de ônibus para idosos a partir de 60 anos é decretado por Lula!

Lula decreta novo cartão de ônibus para idosos a partir de 60 anos, oferecendo transporte gratuito e acessível para essa população.

A partir de 2024, haverá uma significativa expansão na política de mobilidade urbana no Brasil, que afetará diretamente a população idosa. A alteração permitirá que brasileiros de 60 a 64 anos também possam aproveitar a gratuidade no transporte público, um benefício até então reservado a pessoas com 65 anos ou mais.

Isso é um marco no reconhecimento dos direitos dos idosos, proporcionando a eles maior facilidade no acesso a diversos serviços e atividades.

Essa inclusão é vista como uma estratégia para elevar a qualidade de vida dos idosos, oferecendo-lhes maior independência e oportunidades de manter uma vida socialmente ativa. Com a possibilidade de transitarem livremente e sem custos adicionais, espera-se um aumento na participação em atividades comunitárias e um melhor acesso a serviços essenciais, como saúde e lazer.

Quais serão os benefícios trazidos pela nova política?

Homem idoso sentado em banco dentro de um ônibus do transporte público.
Imagem: Reprodução / Freepik

Com essa mudança, não apenas se facilita o deslocamento dos idosos, mas também se potencializa sua capacidade de permanecerem ativos na sociedade. A capacidade de se deslocarem sem preocupação com despesas, contribui largamente para sua saúde mental e física, essenciais nessa fase da vida.

A nova política de mobilidade urbana é especialmente planejada pensando na autonomia e no bem-estar da população idosa. Com o transporte público gratuito, os idosos poderão frequentar mais assiduamente eventos sociais, acessar serviços de saúde com mais frequência e manter relações sociais, que são vitais para um envelhecimento saudável.

Como obter a Carteira do Idoso para usufruir de transporte público gratuito?

Para ter acesso à gratuidade no transporte público a partir de 2024, os idosos precisarão obter a Carteira do Idoso. O processo para a obtenção é simples e totalmente digital:

  1. Acesse o site oficial: carteiraidoso.cidadania.gov.br;
  2. Preencha os dados pessoais e siga as instruções para completar o cadastro;
  3. Finalize sua solicitação para a emissão da carteira.

Esse documento não só garante a gratuidade nos transportes como também oferece descontos em viagens intermunicipais e interestaduais, e, dependendo do caso, acesso gratuito a eventos culturais e outros benefícios.

Elegibilidade para a Carteira do Idoso

  • Ter idade de 60 anos ou mais;
  • Renda individual máxima de dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

É importante ressaltar que não é necessário ser aposentado ou beneficiário de pensões pelo INSS para fazer a solicitação. Todos que se enquadram nos critérios estão aptos a requerer esse direito.

Veja também:

Auxílio-Gás com valor de R$ 120 a R$ 150? Saiba como isso pode acontecer!

Com essas mudanças, 2024 se configura como um ano de grande importância para o avanço dos direitos dos idosos no Brasil, garantindo-lhes não apenas maior liberdade, mas também a dignidade que merecem na terceira idade.

Imagem: Reprodução / Freepik