Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo Desenrola: bancos liberam nova opção de pagamento de dívidas

Explore o novo programa Desenrola Pequenos Negócios para renegociar dívidas e reforçar a saúde financeira da sua empresa

A partir desta segunda-feira (13), uma nova oportunidade se abre para Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões. Assim, os bancos começaram a oferecer condições especiais para a renegociação de débitos não quitados até 23 de janeiro de 2024.

Lançado pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Desenrola Pequenos Negócios oferece uma alternativa para regularizar débitos antigos de pequenos negócios. O programa conta com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e promete ser uma ferramenta de alívio financeiro.

Como participar do Novo Desenrola

Portanto, para participar do programa, o empresário deve procurar a instituição financeira responsável pela dívida. Além disso, é fundamental que o contato ocorra por meio dos canais oficiais de atendimento da instituição (agências, internet ou aplicativos) para garantir o acesso às condições especiais estabelecidas individualmente por cada banco.

De acordo com a Febraban, apenas os bancos cadastrados no programa poderão oferecer as condições especiais de renegociação. Assim, poderão ser renegociadas as dívidas que estiverem vencidas há mais de 90 dias na data de lançamento do programa, sem limite para o valor da dívida ou tempo máximo de atraso.

jovem sorridente segura celular, ao lado dela está escrito Desenrola Brasil, via edição, com faixa amarela atrás da primeira palavra e verde atrás da segunda
Imagem: Pormezz / shutterstock.com – Edição: Equipe Seu Crédito Digital

Perspectivas e benefícios 

Dessa forma, o Novo Desenrola não apenas visa facilitar a renegociação de dívidas, mas também faz parte do Programa Acredita, que integra outras iniciativas governamentais para ampliar o acesso ao crédito e fomentar a economia

Assim, esta iniciativa é de grande importância para a recuperação de empresas impactadas, especialmente após períodos econômicos desafiadores. Enfim, o Desenrola Pequenos Negócios é uma excelente oportunidade para que MEIs e micro e pequenas empresas possam ajustar suas contas e planejar um futuro financeiro mais seguro. 

Imagem: Pormezz / shutterstock.com – Edição: Equipe Seu Crédito Digital