Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe envia mensagem sobre suposta compra no cartão; saiba mais

Fique atento ao novo golpe que está acontecendo sobre uma suposta compra no cartão! Clique e saiba como se proteger nestes casos.

Diversos cidadãos estão denunciando um novo golpe que informa sobre uma suposta compra no cartão e orienta à ligar para o número 0800 do banco. Isso porque a intenção desse novo crime é conseguir as informações pessoais e outros dados bancários das vítimas.

Para isso, enviam mensagens aleatórias, confirmando uma “compra” e incentivando a ligarem para o número, caso a transação não tenha sido realizada pela vítima. Contudo, o número é falso e não é de nenhuma instituição bancária. Siga na leitura da matéria para entender mais sobre essa modalidade de golpe.

Entenda o golpe da suposta compra no cartão

Dicas Nubank para não cair em golpes financeiros
Imagem: Grustock / shutterstock.com

Essa modalidade já acontecia anteriormente, mas agora está usando o nome de grandes instituições bancárias ou varejistas brasileiras. A ideia dos criminosos é conseguir as informações pessoais das vítimas ou fazê-las instalarem softwares no celular para roubar seus dados.

Porém, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou que este golpe da suposta compra no cartão não é único. Isso porque os criminosos estão, também, enviando mensagens sobre milhas ou pontos que estão vencendo no cartão. Com isso, enviam um link falso de uma central telefônica ou site com a mesma finalidade: roubar informações.

Por fim, também é possível que enviem informações sobre possíveis prêmios em dinheiro, que induzem à mesma movimentação. No entanto, existem formas de se proteger dessa movimentação realizada pelos criminosos.

Como se proteger dos novos golpes?

Antes de mais nada, é preciso que você esteja atento ao seu aplicativo de banco. Quando receber uma mensagem dessas, não clique em nada e não entre em contato com ninguém. Entre em seu aplicativo e veja se há alguma transação diferente do normal.

Depois, se ainda estiver com alguma dúvida, caso a mensagem que você recebeu seja do banco que você é correntista, entre em contato pelas páginas oficiais da instituição ou tente diretamente pelo aplicativo.

Veja também:

Caixa entrega cartões do Bolsa Família até sexta-feira (20); veja como retirar o seu

Além disso, esteja atento também em mensagens com tons alarmantes. Quanto mais imediatistas forem, maiores as chances de serem tentativas de golpe, como a suposta compra no cartão. Isso porque bancos, de maneira geral, não mandam mensagem indicando um número de contato ou sobre nenhuma informação sua ou de sua conta. Por último, também é possível denunciar as ações por meio de centrais específicas de cada banco.

Imagem: BongkarnGraphic / shutterstock.com