Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe está pegando os MEIs de surpresa

Entenda o que é o novo golpe contra o Microempreendedor Individual (MEI) e confira como se proteger e não se tornar uma vítima

Atualmente, a cada nova invenção tecnológica, pessoas má intencionadas se aproveitam e atualizam seus golpes. Dessa forma, uma novidade tem se transformado em dores de cabeça para os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Agora, golpistas estão se aproveitando da profissão de contador para enganar os trabalhadores. Entenda o que é este novo golpe contra os MEIs e confira como se proteger. 

Como funciona a ação dos golpistas?

O golpe contra os MEIs tem como base uma oferta de crédito. Assim, o golpista se passa por um contador e oferece supostos créditos disponíveis aos clientes. Como as taxas de juros de empréstimo para MEIs são mais acessíveis, o valor e a condição, aparentemente reais, chamam bastante atenção dos microempreendedores. 

Assim, com a contratação, o cliente passa diversos dados pessoais ao suposto contador, que pode roubá-los e acabar gerando outros problemas aos MEIs como ter empréstimos gerados no nome, contratação de serviços e cartões de crédito. Além disso, em alguns casos, o microempreendedor realiza pagamentos ao golpista. 

Como os MEIs podem se proteger?

Para se proteger, os MEIs devem sempre estar atento e não cair nas tentações de realizar uma contratação de crédito sem qualquer consulta prévia. O empréstimo já pode ser perigoso por si só, já que transforma os MEIs em endividados. Agora, um empréstimo fraudulento é muito pior.

Dessa forma, a principal maneira de se proteger contra golpes é ignorar qualquer mensagem enviada através do WhatsApp com promessa de dinheiro fácil. Afinal, os contatos de instituições que estejam oferecendo crédito não são tão simples e tampouco realizado através do aplicativo de mensagens com facilitações de contratação. 

Além disso, também é importante evitar acessar links desconhecidos. A ação pode fazer com que os MEIs tenham dados roubados através do preenchimento da informação, ou até mesmo por meio de vírus. Esses ataques hackers podem roubar links e senhas salvas no aparelho.

Imagem: fizkes / shutterstock.com