Novo golpe utiliza o Sérgio Moro como exemplo de riqueza em falso investimento; saiba mais
Publicações nas redes sociais tratam sobre um novo golpe de investimentos que usa a figura de Sérgio Moro para chamar atenção. Veja!
Por Rafaela Medolago
No atual cenário virtual, boatos sobre autoridades se beneficiando de plataformas de criptomoedas têm se tornado recorrentes. No entanto, a maior parte destas notícias acaba por se mostrar infundada. Um exemplo recente é a falsa informação de um golpe de investimento que fala que o senador Sérgio Moro teria multiplicado sua fortuna por meio de investimentos em Bitcoin.
Esse tipo de mensagens costuma circular por meio de links patrocinados em redes sociais com a história de que tal autoridade teria obtido ganhos significativos por meio de uma plataforma de Bitcoin.
Quer ler o resto da materia?
Clique no botao abaixo para liberar o conteudo completo gratuitamente.
Em geral, esse tipo de conteúdo conta com looks similares aos de veículos de comunicação confiáveis e jornalísticos, para tentar conferir alguma credibilidade à história fictícia. A checagem foi realizada pelo site Boatos.org.
Golpe sobre investimentos com Sérgio Moro
A especulação em torno do senador Sérgio Moro apresentava duas versões. Em ambas, alegava-se que ele havia adquirido uma propriedade de elite, avaliada em 18,7 milhões de reais, além de novos carros de luxo para seus filhos.
Devido a esses ganhos rápidos e expressivos, as suspeitas de enriquecimento ilícito e corrupção levaram ao interrogatório do parlamentar.
Nesse contexto, o senador teria garantido que o dinheiro advinha de investimentos na internet, através de uma plataforma de Bitcoin, gerando ainda mais desconfiança. A acusação, apesar de não retirada, ainda aguarda julgamento.
Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Qual a verdade por trás das especulações?
Contrariando as especulações, o enredo de enriquecimento rápido através de criptomoedas já foi desmascarado diversas vezes com outras personalidades públicas. Não existem registros em fontes confiáveis que confirmem tal fonte de lucro para o senador.
Além disso, as notícias supostamente publicadas pelos veículos Valor Econômico e Metrópoles sobre o caso são falsas. Na realidade, páginas “clones” desses sites foram criadas pelos fraudadores para tentar conferir credibilidade à falsa história. O verdadeiro Sérgio Moro não deu qualquer depoimento acerca de qualquer plataforma de criptomoedas.