Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe utiliza o Sérgio Moro como exemplo de riqueza em falso investimento; saiba mais

Publicações nas redes sociais tratam sobre um novo golpe de investimentos que usa a figura de Sérgio Moro para chamar atenção.

No atual cenário virtual, boatos sobre autoridades se beneficiando de plataformas de criptomoedas têm se tornado recorrentes. No entanto, a maior parte destas notícias acaba por se mostrar infundada. Um exemplo recente é a falsa informação de um golpe de investimento que fala que o senador Sérgio Moro teria multiplicado sua fortuna por meio de investimentos em Bitcoin. 

Esse tipo de mensagens costuma circular por meio de links patrocinados em redes sociais com a história de que tal autoridade teria obtido ganhos significativos por meio de uma plataforma de Bitcoin. 

Em geral, esse tipo de conteúdo conta com looks similares aos de veículos de comunicação confiáveis e jornalísticos, para tentar conferir alguma credibilidade à história fictícia. A checagem foi realizada pelo site Boatos.org.

Golpe sobre investimentos com Sérgio Moro

A especulação em torno do senador Sérgio Moro apresentava duas versões. Em ambas, alegava-se que ele havia adquirido uma propriedade de elite, avaliada em 18,7 milhões de reais, além de novos carros de luxo para seus filhos. 

Devido a esses ganhos rápidos e expressivos, as suspeitas de enriquecimento ilícito e corrupção levaram ao interrogatório do parlamentar.

Nesse contexto, o senador teria garantido que o dinheiro advinha de investimentos na internet, através de uma plataforma de Bitcoin, gerando ainda mais desconfiança. A acusação, apesar de não retirada, ainda aguarda julgamento.

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, discursando no microfone, com um fundo branco atrás.
Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Qual a verdade por trás das especulações?

Contrariando as especulações, o enredo de enriquecimento rápido através de criptomoedas já foi desmascarado diversas vezes com outras personalidades públicas. Não existem registros em fontes confiáveis que confirmem tal fonte de lucro para o senador.

Veja também:

Precatórios do INSS: Justiça libera R$ 27 bilhões para aposentados

Além disso, as notícias supostamente publicadas pelos veículos Valor Econômico e Metrópoles sobre o caso são falsas. Na realidade, páginas “clones” desses sites foram criadas pelos fraudadores para tentar conferir credibilidade à falsa história. O verdadeiro Sérgio Moro não deu qualquer depoimento acerca de qualquer plataforma de criptomoedas.

Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr