Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo governo pretende mudar diversos benefícios

Novo governo pretende mudar as regras de vários benefícios em 2023. Saiba o que pode mudar a partir do ano que vem.

A equipe do novo governo Lula já prepara algumas mudanças para o ano que vem. A ideia é alterar a forma de cálculo dos benefícios.

A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, estabeleceu as regras atuais. Entretanto, o novo governo pretende voltar com as normas aplicadas antes da Reforma. Com isso, o valor dos benefícios sofreria alteração.   

Mudanças do novo governo

Em 2023, o novo governo Lula pretende mudar diversos benefícios. Os dois primeiros são a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte.

Atualmente, o cálculo da aposentadoria por invalidez é feito da seguinte forma:

  • É feita a média de todas as contribuições que o trabalhador já fez;
  • Dessa média, 60% do valor é usada como base do benefício;
  • Mais um extra de 2% da média para cada ano de contribuição acima dos 15 anos.

Ou seja, para calcular uma aposentadoria por invalidez de um trabalhador com 17 anos de contribuição é feita a conta de 60% + 2% + 2%. 

Assim, o novo governo pretende alterar a percentagem da média. Assim, os cálculos passariam a ser feitos com 100% e não com 60%. 

Pensão por Morte

Hoje, a pensão por morte é calculada tendo como base 50% do valor benefício + 10% para cada dependente até o máximo de 100%. Dessa forma, o novo governo pretende mudar o percentual de base. 

A partir de 2023, a ideia do novo governo é aumentar o percentual para algo entre de 70% e 80%. Entretanto, as regras para os dependentes devem permanecer as mesmas.

Com isso, todos os benefícios de aposentadoria por invalidez e pensão por morte usarão esse novo cálculo. Mas não haverá correção para os valores pagos antes de 2023. 

Imagem: Marcelo Chello / shutterstock.com