Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro de veículos sobe e motoristas ficam irritados

Hoje o seguro de veículos custa 6,5% do valor do carro. Há 1 ano, o custo médio era de 5% do valor. Entenda mais sobre os custos!

Hoje em dia, quem tem um carro sabe o quanto custa mantê-lo. É dito isso, pois a oscilação do preço da gasolina, e a alta recente do IPVA, consomem boa parte dos recursos financeiros dos brasileiros por ano. E se já não bastasse, o governo anunciou uma nova alta nos seguros de veículos, chegando a 30%.

Para os carros mais caros, por exemplo, que custam R$ 100 mil, o valor do seguro é de R$ 6,5 mil por ano. Em geral, hoje o seguro de veículos custa 6,5% do valor do carro. Há pouco mais de 1 ano, o custo médio era de 5% do valor do veículo.

A porcentagem muda muito de estado para estado. A partir disso, um levantamento foi realizado, e mostrou que a cidade de São Paulo é a que tem os seguros de veículo mais caro do Brasil. Lá, o serviço custa 7,3% do veículo, e pode chegar a 8,5% na Zona Leste da cidade.

Por outro lado, os valores mais baixos do seguro são encontrados nas cidades de Belém, no Pará, e em Curitiba, no Paraná. Isso acontece devido à baixa taxa de violência nas cidades.

Por que o seguro de veículos aumentou tanto?

Segundo as empresas de seguro, o aumento se deve à retomada da economia. É dito isso, pois durante a pandemia, os valores foram congelados, devido à dificuldade financeira dos brasileiros na ocasião.

Outra justificativa é que o aumento ocorreu por conta da criminalidade que está crescendo após o fim da pandemia. Ademais, as empresas disseram que dependendo do perfil do motorista, e das peças dos carros, o valor pode aumentar mais.

A partir disso, é importante fazer orçamento do seguro de veículos com várias companhias, para saber qual é a melhor opção. Além de caber no bolso, os serviços ofertados precisam valer a pena. Sendo assim, o seguro deve ser considerado na hora de comprar um automóvel.

Imagem: JC_STOCKER | shutterstock