Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo grande recurso do WhatsApp vai fazer a alegria dos usuários

Banco Central autoriza ferramenta de compra do aplicativo.

Na última quinta-feira (2), o Banco Central (BC) autorizou o funcionamento de recurso de compras com cartões de débito, crédito e pré-pagos no WhatsApp. A liberação permite transações no Programa Facebook Pay.

A autorização permite que os usuários utilizem cartões das bandeiras Visa ou Mastercard para realizar as operações. Siga na leitura para saber mais sobre a novidade.

Banco Central libera compra pelo WhatsApp

A função que já existe no aplicativo desde março de 2021 vinha sendo avaliada pelo BC. Com a liberação, chegaram ao fim as medidas coercitivas que suspenderam os pagamentos pelo Programa Facebook Pay, no WhatsApp. Antes da permissão do Banco Central, somente era possível realizar a transferência de dinheiro pelo aplicativo entre pessoas físicas. 

No entanto, apesar da liberação, o recurso somente poderá ser utilizado em 30 dias, de acordo com o regulamento do BC, para que haja o procedimento de comunicação quanto à ferramenta.

Em nota, a autoridade financeira do país confirmou a permissão.

“Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários deste aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”, diz o comunicado.

Chefe do aplicativo na América Latina comemora permissão 

Com a notícia, o chefe do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, celebrou o fim da restrição.

“Hoje é um dia feliz aqui pra nós: recebemos com satisfação a notícia da autorização para o lançamento de nosso serviço de pagamentos de pessoas para pequenas e médias empresas pelo Banco Central”, escreveu em rede social.

Horn, que já esteve à frente do WhatsApp no Brasil, assumiu o posto de executivo do aplicativo nas operações da América Latina em janeiro deste ano. Segundo ele, a empresa já realiza testes com bandeiras como Mercado Pago, Red e Cielo.

Imagem: Rafapress/ Shutterstock