Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Função muito esperada chega ao WhatsApp

O Banco Central (BC) liberou pagamentos de compras por cartões de crédito, débito e pré-pagos via WhatsApp. Dessa forma, será possível pagar empresas por meio do aplicativo de mensagens. Isso é relevante porque, até então, só era possível fazer transações entre pessoas.

Entretanto, embora o Banco Central tenha liberado a função, ela ainda não está disponível. Isso porque, segundo o BC, “deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”.

A Mastercard e a Visa, parceiras do mensageiro, estavam impedidas pela autarquia de lançar essa versão do recurso. Entretanto, no final do ano passado, o BC já tinha autorizado de forma preliminar essa função. Com a decisão, no entanto, ela passará a operar em breve.

Como funcionará o pagamento via WhatsApp?

Primeiramente, o usuário precisa cadastrar um cartão na função Facebook Pay. Depois, é só clicar no ícone de “Pagamento” do menu. Se a pessoa ainda não tiver uma conta, será direcionada para criá-la. Nesse caso, o app vai pedir alguns dados pessoais e que o usuário crie uma senha.

Depois, será preciso verificar o cartão, seja por SMS, e-mail ou pelo aplicativo do banco. Feito isso, ou se o usuário já tiver uma conta, é só inserir o valor e enviar para o contato desejado. Além disso, todas as transações exigirão a inserção de uma senha ou reconhecimento biométrico para garantir a segurança.

Notícia de lançamento da função é bem recebida

A repercussão da notícia chegou até a Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Segundo Zuckerberg, “as pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”. O CEO fez essa postagem em sua conta oficial no Instagram.

Da mesma forma, de acordo Guilherme Horn, chefe do app na América Latina, a nova funcionalidade vai trazer mais “facilidade e simplicidade” para a vida de todos. Além disso, Horn também acredita que a nova função “ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”.

Imagem: Eliseu Geisler / shutterstock.com