Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo imposto aumenta preço da gasolina e do diesel no Brasil

Atenção, consumidor! Novo imposto aumenta preço da gasolina e do diesel no Brasil. Siga na leitura para entender a situação

Em um parecer sobre a reforma tributária que o relator Eduardo Braga (MDB-AM) publicuo no Senado, se estabeleceu um novo imposto que aumentará o preço da gasolina e do diesel no Brasil. Essa medida tem enfrentado a discordância das empresas petrolíferas.

Conforme o texto, se estabeleceu um teto de 1% para a cobrança do chamado Imposto Seletivo. Continue a leitura para obter mais informações sobre a situação do aumento dos combustíveis no país.

Entenda o Imposto Seletivo que promete aumentar o preço da gasolina e do diesel no país

A tributação em questão deve impor um limite de 1% sobre a extração de recursos naturais não renováveis, como petróleo e minério de ferro, bem como sobre outros setores.

De acordo com o relatório do Senador Braga, o Congresso poderá definir em algum momento quais insumos essenciais ao desenvolvimento do Brasil, como o lítio, poderão ser isentados da cobrança.

Veja também:

Inadimplência volta a crescer entre os brasileiros

Um dos pontos que aqueles que discordam da aplicação do imposto destacaram, é que será possível aumentar o preço da gasolina e do diesel. Ademais, que o Imposto Seletivo costuma se aplicar a atividades supérfluas e não essenciais, como bebidas alcoólicas e cigarros, entre outros. Enquanto os combustíveis são essenciais para todos os setores e afetam diretamente e indiretamente o consumidor comum.

Saiba mais sobre o novo imposto estabelecido

Na última quarta-feira, as empresas petrolíferas que operam no Brasil se manifestaram contrárias ao novo imposto. Elas defendem a retirada do Imposto Seletivo de 1% sobre a extração de petróleo presente no texto da reforma tributária.

Segundo as empresas petrolíferas, a inclusão do setor na aplicação do imposto, que aumenta o preço da gasolina e do diesel, poderá gerar pressões inflacionárias. Como resultado, uma das consequências poderia ser a perda de competitividade do Brasil em relação a outros países que competem por investimentos.

Em declaração, o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Roberto Ardenghy, destacou que o setor já é extremamente tributado em todos os seus processos de produção. Portanto, ele acredita que a medida não irá para frente, pois sobrecarrega a socidade.

Imagem: jittawit21 / Shutterstock.com