Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo ministro nega que haverá pente-fino no Bolsa Família

Wellington Dias afirmou que o Bolsa Família passará por um reformulação, porém não haverá pente-fino. Veja mais detalhes

Na última segunda-feira (2), em seu discurso de posse, Wellington Dias (PT), novo ministro do Desenvolvimento Social, que ficou no lugar do extinto Ministério da Cidadania, disse que o Bolsa Família passará por uma reformulação e o Cadastro Único para Programas Socias do Governo Federal (CadÚnico) será atualizado. Contudo, afirmou que não haverá pente-fino, como tem sido divulgado.

“Sim, vamos reformular com muito diálogo o Bolsa Família e sei que na situação que se encontra não é uma tarefa simples, mas creio que é no diálogo que vamos encontrar a pactuação e dosagem certa. Sim, vamos fazer a atualização do cadastro único e nada de pente-fino. Sou da geração do tempo do piolho. Pente fino era para tirar piolho do cabelo. Imagine o Ibaneis, que está mais careca” — brincou Dias com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). “É política pública bem feita o que vamos fazer”.

Atualização do CadÚnico

Ademais, ainda durante sua posse, o novo chefe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, afirmou que o CadÚnico, que conta com cerca de 90 milhões de pessoas inscritas, passará por atualização.

“Abriremos já neste primeiro momento a atualização do Cadastro Único para dar mais segurança e eficiência” afirmou. “Vamos dar oportunidade a quem não preenche os requisitos sair voluntariamente”.

Por fim, Disso afirmou que fará uma “busca ativa” para incluir nos programas as famílias que têm direito, porém estão sem acesso. “De pobre e de pobreza posso dizer que entendo, porque venho de lá”, pontuou.

Bolsa Família de R$ 600

Para além disso, no dia 1º de janeiro, data da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o seu 3º mandato, o mandatário assinou diversas medidas provisórias, entre elas está a manutenção do valor do Auxílio Brasil (Bolsa Família) em R$ 600,00, como havia prometido durante sua campanha.

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil