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Novo Pix? Esta forma de pagamento pode ficar tão popular quanto as transferências instantâneas

Nova forma de pagamento pode se tornar popular entre os consumidores. Confira qual é, e se já está disponível para usar!

Nova forma de realização de pagamentos pode revolucionar operações e se tornar tão popular quanto o pix. Estamos falando de pagamentos utilizando a biometria facial. Apenas ao apontar o rosto para o sensor de câmera de celulares, poderemos realizar pagamentos e transações bancárias instantâneas. Mas a biometria não será feita apenas com o uso do celular.

No Brasil, muitos varejistas estão apostando no sistema. Isso acontece principalmente após o incentivo do Mastercard, ao lançar o programa de Checkout Biométrico para o setor. Agora, você pode realizar compras e parcelamentos mesmo sem celular, cartão ou dinheiro em espécie. É uma nova forma de investimento pelas empresas que facilita o ato da compra pelo consumidor.

Entenda a biometria facial

A biometria facial é uma técnica utilizada na tecnologia para autentificação de fatores. Sendo assim, é possível ser utilizada para desbloqueios de celulares ou pagamentos, por exemplo. Nela, pressupõe-se que cada indivíduo tem um padrão facial único, tal qual a digital. Assim, utilizando um sistema de profundidade de imagem, é possível identificar o indivíduo através da face.

No caso do programa Checkout Biométrico, os clientes podem se inscrever na plataforma para deixar sua biometria facial registrada. Desse modo, o cadastro pode ser feito em casa ou nas lojas. O rosto do cliente, então, entra para o banco de dados do sistema e será reconhecido em todos os lugares que compartilharem do programa.

Outra iniciativa é a Payface, fundada em Florianópolis. Ela pretende desenvolver duas facilitadoras para pagamento facial. Uma delas, seria um totem de reconhecimento distribuído entre as lojas. Já a outra, seria para desbloquear os pagamentos por biometria facial através das maquininhas, já conhecidas pelos clientes.

Lojas já aceitam biometria facial?

Um exemplo de loja do varejo que já incentiva a ferramenta é o grupo C&A, empresa do segmento de moda que vende itens de vestuário, acessórios e casa. Para usar, basta estar cadastrado no aplicativo da C&A Pay e seguir as instruções. Além da captura da face, o cliente precisa registrar o CPF na compra e a senha, para assim efetuar o pagamento.

Imagem: goffkein.pro / Shutterstock.com