Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo reajuste de salário anima servidores

O reajuste no salário dos servidores foi de 7,5% e o valor do vale-alimentação teve um aumento de 49,24%. Confira!

Na última quinta-feira (25), o prefeito de São José, na Grande Florianópolis em Santa Catarina, Orvino Coelho de Ávila (PSD), sancionou a lei que havia sido aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores da cidade, que concede reajuste de 7,5% no salário dos servidores municipais. Além disso, o valor do vale-alimentação teve um aumento de 49,24%.

Dessa forma, o reajuste ficou acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 4,18% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, o aumento foi real e elevou o poder de compra do servidor do município.

Reajuste no vale-alimentação dos servidores

Orvino ressaltou que a sanção da lei, para ele, tem uma sensação de dever cumprido. O prefeito também lembrou que até 2022 havia um teto salarial que limitava o valor do vale-alimentação, porém foi derrubado por ele e, atualmente, contempla todos os servidores da cidade. A lei prevê que o vale-alimentação passará de R$ 500,50 para R$ 746,95.

Tanto o aumento do salário, quanto o novo valor do vale-alimentação serão repassados já nos salários deste mês aos servidores municipais. Serão contemplados com a novidade aqueles que são efetivos, temporários (ACTs), que exercem funções de confiança e quem é contratado por tempo determinado. 

Promessa de reajuste

O aumento já era uma promessa da prefeitura após os servidores municipais de São José entrarem em greve em junho de 2022, reivindicando reajustes salariais, de benefícios e criação de novos concursos. Na ocasião, Orvino afirmou que a valorização do serviço público era uma das metas de sua gestão e anunciou os reajustes que seriam feitos na remuneração desses profissionais.

O município de São José conta com 287.409 habitantes, está em quarto lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Santa Catarina e terceiro em geração de emprego, além de ser a sexta economia do Estado.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com