Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG no celular: saiba como baixar

Diga adeus aos RGs de papel. A novidade chegou e já está disponível em alguns estados. Descubra como baixar diretamente no seu celular!

A cada dia que passa, a tecnologia nos surpreende com alguma novidade para facilitar nossas vidas. Dessa vez, poderemos abrir mão de levar o RG dentro da carteira, para carregá-lo em um aplicativo no celular.

Essas mudanças facilitam a vida dos cidadãos na mesma medida que oferecem maior segurança. Agora será possível deixar o documento em casa, reduzindo o risco de perda e dores de cabeça para tirar uma segunda via. O procedimento é simples e gratuito, confira!

Como ter acesso ao RG no celular

A novidade já está disponível para moradores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Alagoas, Goiás e Acre.

Moradores de outros estados ainda deverão aguardar mais um tempo, até que o sistema seja implementado. O governo determinou que os estados têm até 6 de novembro de 2023 para disponibilizar a função para todos.

Para ter acesso, basta acessar a Apple Store ou Google Play e digitar RG Digital + a sigla do seu estado. Cada região possui um aplicativo próprio, já que cada governo estadual é responsável pela emissão do documento.

Após o download, basta escanear o QR Code no verso do seu documento impresso, realizar o reconhecimento facial e criar uma senha de acesso. Pronto! Seu documento estará disponível na versão digital.

O que vai mudar no RG?

Essa versão disponível pelo celular é a mesma versão que todos nós possuímos de forma impressa. Contudo, a partir deste ano, o governo começará a imprimir um novo modelo de RG.

Esse novo documento passará a ser obrigatório a partir de 2032, então, ainda não há motivo para preocupações. Uma das novidades é que ele já será disponibilizado tanto em papel quanto digitalmente.

A ideia é que ele seja o novo documento oficial de identificação dos brasileiros. Nele, o número principal será o CPF, para acabar com o sistema onde cada estado emite o próprio RG. Ele também será aceito no lugar do passaporte em alguns países do Mercosul e possuirá o mesmo visual para todo o país.

Imagem: Images Products / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital