Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG: você pode ter que trocar de identidade LOGO e não sabe

Muitas pessoas devem fazer a emissão do novo RG em breve. Saiba mais sobre os motivos para a troca de identidade!

Muitos brasileiros já podem obter o novo RG. Isso porque, em diversos estados do país, as pessoas já podem solicitar a troca de identidade. Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Piauí e Pernambuco, por exemplo, já estão aptos desde 2022.

Porém, é possível que alguns cidadãos tenham que fazer a atualização desse tipo de documento em breve. Dessa forma, saiba mais informações sobre o novo documento e em que situações sua emissão é obrigatória na sequência.

Quando será necessário fazer a troca para o novo RG?

Na imagem, mulher segurando carteira de identidade RG
Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com

A troca para a Carteira Nacional de Identificação (CIN), ou novo RG, deverá ocorrer de maneira obrigatória para todos os cidadãos brasileiros de até 60 anos. Porém, o modelo antigo ainda possui validade até 2032.

Isso quer dizer que, até o ano citado, as pessoas ainda poderão utilizar o modelo antigo do seu RG antes de realizar a troca de identidade. No entanto, aqueles que possuem o documento antigo por uma década devem fazer a troca do documento, que já pode vir no novo modelo.

Vale destacar que, para as pessoas acima dos 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Veja também:

Bitcoin registra maior preço em 18 meses; saiba detalhes

Prazo para a emissão do novo documento é prorrogado

Todos os estados deveriam estar aptos para emitir o novo RG até a última segunda-feira (6). Porém, atendendo a pedidos, Governo Federal adiou essa adequação para 11 de janeiro de 2024. Em outro momento, essa data chegou a ser o dia 6 de março de 2023.

Além dos estados citados acima, que começaram a realizar esse serviço ainda em 2022, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas começaram a emitir o novo documento neste ano.

Dessa forma, mais de 2 milhões de brasileiros solicitaram a troca de identidade, segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Imagem: Pedro Ignacio / Shutterstock.com