Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo salário mínimo: confira o valor que você vai receber

Para 2024, a população brasileira pode esperar um aumento considerável do novo salário mínimo! Governo já tem previsão de valor. Veja!

Em maio de 2023, após novo reajuste do salário mínimo dos brasileiros, um Projeto de Lei (PL nº 2.385/2023) foi enviado ao Congresso Nacional. A ideia com o PL é garantir um reajuste anual do benefício. Com isso, os trabalhadores podem esperar um valor ainda maior para 2024.

A proposta enviada pelo Governo Lula tem a intenção de retomar o aumento baseado no Produto Interno Bruto (PIB) do país. Além disso, o novo salário mínimo também levará em consideração as perdas do Índice de Preços ao Consumidor (INPC).

Dessa forma, a ideia é que os cidadãos tenham aumentos que acompanhem a realidade econômica do país, aumentando consideravelmente o poder de compra da população. A expectativa é que o salário mínimo para 2024 seja de, aproximadamente, R$ 1.441. O ganho real será de 2,9%.

Como será calculado o reajuste do novo salário mínimo, de acordo com o PL?

Se o Congresso aceitar o Projeto de Lei, as regras acima passarão a contar para o cálculo. Ou seja, utilizarão o PIB do ano anterior – levando em conta um intervalo de 2 anos – e também o INPC dos últimos 12 meses da data do reajuste.

Assim, para a mudança prevista para 2024, o Governo Federal levará em conta o crescimento econômico que o Brasil teve em 2022. A medida garante que o aumento do novo salário mínimo seja mais proporcional à situação do país.

Além disso, conforme declarou o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o PL prevê que haja um aumento maior que a inflação, voltando à prática que utilizava em seus dois primeiros mandatos.

Governo Lula retoma medidas antigas

Desde 2007, o presidente Lula utiliza-se dessa base para realizar o reajuste do novo salário mínimo brasileiro. No entanto, durante a gestão de Jair Bolsonaro, essa prática sofreu alteração, recalculando o valor com base apenas na inflação, sem considerar o PIB.

Agora, sob comando de Lula pela 3ª vez, o governo pretende retomar a medida, já que entre os anos de 2003 e 2015 o Brasil emplacou um aumento de 77% no valor do salário. Durante esse período, retirou diversas pessoas da fome e da linha da extrema pobreza.

Com o reajuste do novo salário mínimo acima dos índices inflacionários, a intenção é que haja, também, um reflexo na economia. Afinal, a população terá mais dinheiro para investir no setor comercial. Isso, de forma geral, melhora a situação econômica do país.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com