Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo sistema vai fazer o pente-fino do Bolsa Família e você pode parar de receber

O Bolsa Família passará por um pente-fino em breve. Será que você vai deixar de receber os valores? Descubra neste texto!

O governo Lula assumiu o comando do país há pouco mais de duas semanas, porém diversas mudanças já podem ser percebidas em diferentes setores. Por exemplo, no caso do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil), o governo prometeu realizar um “pente-fino” no programa social.

Mas o que isso significa? Na prática, a ideia é verificar a situação dos brasileiros que recebem o benefício atualmente, retirando cadastros irregulares da folha de pagamento do governo. 

Então, para saber mais sobre o sistema do pente-fino e quem poderá deixar de receber os valores do Bolsa Família, confira o texto a seguir.

Saiba mais sobre o programa Busca Ativa

De acordo com as informações que o governo divulgou, o pente-fino nos cadastros do Bolsa Família deve ocorrer entre os meses de fevereiro e março. Mas, para além disso, outra novidade foi revelada no último domingo (15): a criação de um novo sistema para auxiliar esse pente-fino.

Basicamente, a Busca Ativa vai fazer uma varredura em busca de potenciais beneficiários do programa, contando com o auxílio das prefeituras dos municípios para esse processo.

A ideia é identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas que não sabem que teriam direito aos pagamentos do Bolsa Família, ou que, por algum motivo, não conseguem acesso ao benefício.

Em suma, novas famílias serão incluídas no programa, ao mesmo tempo em que cadastros irregulares serão revisados e excluídos da folha de pagamento.

Quem vai deixar de receber o Bolsa Família?

Mas será que você deixará de receber o seu dinheiro? A resposta é não, desde que esteja dentro dos requisitos para ter direito ao pagamento do Bolsa Família. Caso contrário, é possível que o governo interrompa os repasses. Justamente por isso, o sistema criado analisará caso a caso.

Segundo o governo Lula, existem hoje milhões de cadastros irregulares deixados pela última gestão, e a ideia é realizar o pente-fino para poder pagar os valores a quem realmente tem direito.

Além disso, para que o governo consiga fazer o pagamento dos R$ 150 adicionais para crianças entre 0 e 6 anos, é preciso que essas informações estejam corretas.

Vale lembrar que o valor do Bolsa Família, em 2023, segue sendo de R$ 600. Por fim, o Caixa Tem (disponível para Android e iOS) ainda é o aplicativo indicado para consulta e movimentação do dinheiro.

Imagem: rafapress/shutterstock.com