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Nubank é blindado contra fraudes? Clientes questionam segurança após terem contestações negadas

O Nubank tem como um de seus recursos de segurança o MasterCard Secure Code, um sistema que faz com que as compras realizadas no cartão de crédito sejam confirmadas pelo aplicativo da fintech. Uma forma de demonstrar ao lojista que a compra a ser realizada é mesmo de autoria do dono do cartão. Na teoria, o mecanismo é uma forma de evitar fraudes. 

Contudo, alguns clientes usaram o Reclame Aqui e o Twitter para reclamar sobre compras não reconhecidas no cartão e receberam a alegação de que o recurso de segurança foi utilizado nas compras em questão e por isso, dificilmente, tratavam-se de casos de fraudes. 

Segundo a resposta do Nubank a um cliente que contestou uma compra, “O uso do Mastercard Secure Code invalida a possibilidade de uma fraude, já que a compra só é aprovada após o cliente confirmar no app que a reconhece, e que o Nubank pode seguir com a autorização dela.” Confira a imagem de uma mensagem enviada a um leitor do Seu Crédito Digital.

Imagem: Redação SCD

Clientes fazem reclamações 

Fraudes que envolvem compras em cartões de crédito, infelizmente, acontecem bastante. Geralmente, quando algo nesse sentido ocorre, os clientes usam os canais oficiais ou as redes sociais para relatarem o ocorrido e buscar respostas das instituições financeiras. 

Em relação ao Nubank e ao recurso do MasterCard Secure Code, foram encontradas algumas situações no Twitter e no Reclame Aqui. Veja. 

Reprodução/Reclame Aqui

Após as reclamações, o Nubank se pronunciou a favor de alguns clientes em respostas individuais pela rede social ou pela plataforma Reclame Aqui, apesar de ter alegado o uso do MaterCard Secure Code nas compras contestadas.  

MasterCard Secure Code e Nubank 

O Secure Code é um protocolo que adiciona uma camada a mais de segurança para os clientes na hora de realizar as compras. Isso porque em casos de desconfiança, o lojista ou vendedor pode solicitar uma autenticação ao Nubank para confirmar que de fato a compra está sendo realizada pelo proprietário do cartão. 

Tudo isso aparece como notificação diretamente pelo aplicativo da fintech, onde o cliente poderá autorizar ou não a compra. Além disso, o app apresenta informações como o nome do estabelecimento e o valor da compra. 

Ao solicitar a autenticação, existe um tempo de 5 minutos para confirmação. Caso seja negada, o cartão será temporariamente bloqueado a fim de evitar novas tentativas de fraudes. O desbloqueio é bem simples e pode ser feito por meio do aplicativo mesmo. 

Se o celular estiver sem bateria, a compra será negada e o cartão bloqueado temporariamente, da mesma forma. 

É válido ressaltar que essa autenticação só pode ser solicitada pelo lojista ou vendedor em compras online. Não há como ativar o recurso de outra forma para todas as compras. 

Falhas no Secure Code 

Como citado acima, alguns casos podem apresentar possíveis falhas no recurso de segurança. Mas, ao que parece, são exceções. Ainda assim, quando ocorrem, o Nubank tem se manifestado a favor de alguns clientes e estornado os valores das compras irregulares. 

Clientes avaliam Nubank como seguro

Em pesquisa recente do Instituto QualiBest, pelo menos 88% dos clientes do Nubank se sentem seguros para consultas e transações. 1.831 brasileiros foram ouvidos, sendo que 67% dos usuários do roxinho afirmaram se sentir “muito seguros” fazendo consultas e transações financeiras no app da instituição.

Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com