Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank emite alerta muito importante para seus clientes

O Nubank alerta os clientes sobre um assunto sério e que atinge muitos de seus usuários diariamente. Saiba mais!

O Nubank enviou um aviso muito importante aos seus usuários nesta semana. Isso se dá devido à aplicação de mais uma fraude nos clientes em nome da fintech. Ela está sendo chamada de “golpe da conta bloqueada”.

Nesse sentido, tal mecanismo é uma atualização da já conhecida falsa central de atendimento, mas o objetivo é sempre o mesmo: roubar o dinheiro dos consumidores. Assim, saiba mais sobre como acontece o golpe e como se prevenir dele a seguir.

O que é o golpe da conta bloqueada?

Esse tipo de fraude consiste na prática de os criminosos enviarem mensagens de texto aos usuários do Nubank, alegando haver problemas em suas respectivas contas bancárias. Eles pedem que os clientes liguem para o telefone indicado no SMS e esperam conseguir transferências via Pix das vítimas.

Assim, se a pessoa retornar o contato no número enviado, ela falará diretamente com o golpista. No momento, os criminosos solicitam dados pessoais, como data de nascimento e número de CPF.

Com isso, eles pedem que a pessoa faça alguns procedimentos no aplicativo, até chegarem na parte que lhes interessa: o envio de dinheiro via Pix, com a justificativa que a conta será liberada e que o dinheiro será estornado, o que não acontece.

Desse modo, com o oferecimento dos dados, a vítima pode correr o risco de cair em novos golpes, ainda mais se informações, como senhas e dígitos do cartão de créditos, forem fornecidas.

Como evitar cair no golpe?

O Nubank deixa claro que não envia mensagens falando que a conta está bloqueada. Portanto, qualquer mensagem desse tipo é definitivamente falsa.

Assim, em caso de dúvidas sobre o teor de contatos recebidos, fale com a central de atendimento oficial do banco, fornecendo o número de telefone informado no SMS e seu conteúdo. O mesmo vale para ligações telefônicas que relatem problemas na conta e peçam informações pessoais para solucioná-los

Portanto, o melhor a se fazer é ignorar mensagens e ligações desse tipo. Ademais, é recomendado manter tanto o aplicativo quando o sistema do celular sempre atualizados, para garantir a segurança desses, e nunca informar dados pessoais a ninguém.

Imagem: Sidney de Almeida/ Shutterstock.com