Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank não tem exposição ao Silicon Valley Bank

Em fato relevante ao mercado, Nubank esclarece que não sofre qualquer efeito com a falência do Silicon Valley Bank.

Na última sexta-feira (10), os órgãos reguladores financeiros dos Estados Unidos anunciaram o fechamento do Silicon Valley Bank. Com isso, começaram a circular fake news de que o Nubank poderia ser prejudicado pela falência. 

Não só esta fintech, mas diversas outras empresas do setor de bancos digitais também estavam envolvidas nas informações falsas publicadas. Diante disso, elas vieram a público para informar ao mercado e aos seus clientes que não serão atingidas pela quebra. 

Por exemplo, nesta segunda-feira (13), C6 Bank e Pagseguro comunicaram que não têm nenhum tipo de negócio com o banco americano. Portanto, o fim das atividades da instituição não gerará nenhum prejuízo financeiro a ambas. 

É mentira que Nubank está falindo

O Silicon Valley Bank (SVB) era um banco americano conhecido por financiar startups, mas que teve a falência decretada. A partir disso, começaram a circular desinformações pelas redes sociais brasileiras, como uma lista das empresas daqui que tinham negócios com o SVB. 

Uma das companhias citadas na lista é o Nubank, uma das maiores instituições financeiras do país. Diante da repercussão dessas inverdades, a fintech se pronunciou para explicar quais são as suas relações com o SVB. 

No sábado (11), a instituição financeira brasileira enviou um comunicado ao mercado e aos clientes afirmando que não estava exposta à quebra do SVB. Além disso, uma postagem mais extensa foi feita no blog da empresa para explicar melhor o assunto.

De acordo com uma postagem no blog do Nubank, a fintech deixa claro que não tem nenhuma relação com o banco americano. Portanto, não há nenhuma exposição ao Silicon Valley Bank, seja em investimentos, empréstimos ou depósitos. 

Mercado atual

Conforme informações do próprio roxinho, hoje o banco conta com 75 milhões de clientes em toda a América Látina, sendo a sexta maior em número de consumidores ativos. Em 2022, o lucro líquido foi de US$ 58 milhões, o que garantiu a sua capitalização. 

Atualmente, a fintech se apresenta como uma das instituições financeiras mais sólidas do país.

Nota de esclarecimento do Nubank

A seguir, confira a nota oficial do Nubank sobre a polêmica quebra do Silicon Valley Bank. De acordo com a fintech, a quebra não banco não traz nenhum efeito negativo sobre o Nubank.

Com objetivo de esclarecer informações equivocadas circulando em redes sociais e grupos whatsapp, o Nubank informa que não tem qualquer exposição ao Silicon Valley Bank.

Nesta data o mesmo comunicado foi emitido ao mercado:

A Nu Holdings Ltd. (“Nu Holdings”, “Nu” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado que nem a Companhia nem nenhuma de suas subsidiárias têm qualquer exposição ao Silicon Valley Bank.

Imagem: Miguel Lagoa/shutterstock