Nubank ou Banco Inter: Qual a melhor empresa no site Reclame Aqui?

0

O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações contra empresas. Os consumidores podem consultar quais são as melhores empresas no atendimento, compra, venda, produtos e serviços ou simplesmente proceder com uma reclamação. Desde que os bancos digitais e fintechs passaram a se popularizar cada vez mais, incorporaram milhões de clientes, e a tendência é que a qualidade seja prejudicada, de acordo com a alta demanda. Entretanto, o ideal é a avaliação no site Reclame Aqui seja mantido pelo menos em um nível aceitável. Nubank ou Banco Inter: Qual será a melhor empresa de acordo com o site Reclame Aqui?

É provável que você também goste:

Banco Inter tem prejuízo de R$ 8,1 milhões no terceiro trimestre 

Credicard lança o Credicard ON, saiba tudo sobre o novo app

Cartão Atacadão oferece R$ 1 milhão em prêmios com sorteios semanais

Primeiramente, vamos adotar como parâmetro nesta análise, os resultados dos últimos seis meses, considerando o número de reclamações, reclamações respondidas, e os percentuais de acordo com as avaliações dos consumidores, se voltariam a fazer negócio, o índice de solução e a nota do consumidor. Por fim, vamos analisar a evolução de desempenho de cada uma das instituições.

Critérios para a avaliação das empresas do site Reclame Aqui

O site Reclame Aqui possui critérios definidos para a avaliação das empresas. De acordo com o site Reclame Aqui, são analisados os seguintes critérios para definir a formulação da reputação. Confira-os logo a seguir:

  1. Índice de Resposta (IR) – Porcentagem de reclamações respondidas, sendo que apenas a primeira resposta é considerada;
  2. Média das Avaliações (Nota do Consumidor) (MA) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à média aritmética das notas (variando de 0 a 10) concedidas pelos reclamantes para avaliar o atendimento recebido.
  3. Índice de Solução (IS) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, consideraram que o problema que originou a reclamação foi resolvido. Essas reclamações são representadas pelo ícone de status verde.
  4. Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) (IN) – Leva em consideração apenas reclamações finalizadas e avaliadas. Corresponde à porcentagem de reclamações onde os consumidores, ao finalizar, informaram que, sim, voltariam a fazer negócios com a empresa.

Para a composição do cálculo da avaliação do Reclame Aqui, é feita uma média ponderada baseada nestes critérios. Cabe ainda ressaltar que, todos os critérios possuem valores que variam de 0 a 100, exceto a Média, que varia de 0 a 10. Dessa forma, o valor da média das avaliações é multiplicado por 10, para que ele fique na mesma escala que os demais.

E ainda, o critérios possuem pesos distintos, como você pode conferir logo a seguir:

  • Índice de Resposta – Peso 2
  • Média das Avaliações (Nota do Consumidor) – Peso 3
  • Índice de Solução – Peso 3
  • Índice de Novos Negócios (Voltaria a fazer negócios?) – Peso 2

Assim a fórmula para obtenção da Avaliação do Reclame AQUI é a seguinte:

AR = ((IR * 2) + (MA * 10 * 3) + (IS * 3) + (IN * 2)) / 100

Para 8 =< AR <= 10 , ÓTIMO

Para 7 =< AR <= 7.9 , BOM

Para 6 =< AR <= 6.9 , REGULAR

Para 5 =< AR <= 5.9 , RUIM

Para AR < 5 , NÃO RECOMENDADA

Entretanto, essa fórmula só é aplicada se a empresa passar por 2 avaliações prévias:

  • Possuir índice de resposta superior à 50%. Se possuir um índice de resposta inferior a 50%, ela automaticamente é categorizada como NÃO RECOMENDADA. Isso é feito para garantir que empresas que não respondem a seus consumidores não sejam beneficiadas, pois todos os parâmetros analisados são obtidos a partir do atendimento realizado pelas empresas;
  • Possuir um número de avaliações igual ou superior a 10. Se possuir menos, a empresa ficará com reputação SEM ÍNDICE, mas isso não é o caso de ambas instituições.

Nubank

Nubank
Imagem: Julio Ricco/shutterstock.com

O Nubank é uma startup pioneira aqui no Brasil no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações aqui no Brasil. A fintech foi fundada em 6 de maio de 2013, por David Vélez, Edward Wible e Cristina Junqueira, tem base em São Paulo, e possui cerca de 2.000 funcionários.

Avaliação do Nubank no site Reclame Aqui

O Nubank possui ao todo, 11.142 reclamações e 11.127 reclamações respondidas no site Reclame Aqui, somente nos últimos seis meses. A fintech respondeu a 99,9% das reclamações, sendo que o tempo médio de resposta é de 4 dias e 16 horas.

De acordo com a avaliação dos clientes do Nubank:

  • 62,8% voltariam a fazer negócio;
  • 72% é o índice de solução;
  • 5.76 é a nota final do consumidor.

O Nubank é confiável?

Sim, a empresa é confiável. A reputação é considerada como boa, com a nota final em 7.1/10. Entretanto, cabe ressaltar que o Nubank não apresentou nenhuma evolução nos últimos seis meses.

Reputação do Nubank

A maior parte dos problemas refere-se ao cartão de crédito. O site Reclame Aqui agrupa “Cartão de Crédito” e “Cartões de Crédito” como tipos de problemas diferentes. Somando-se ambos, chegamos ao percentual de 86,48%, sendo que a maior parte das reclamações é sobre o limite de R$ 50 e sobre a dificuldade de ser aprovado na função crédito.

Banco Inter

Banco Inter
Imagem: Julio Ricco/shutterstock.com

O Banco Inter é um banco digital mineiro, anteriormente denominado como Intermedium. O banco foi fundado em 1994, em Belo Horizonte – MG pela Família Menin (Rubens Menin, Marcos Alberto Cabaleiro Fernandez), e possui ao todo, cerca de 7,2 milhões de clientes.

Avaliação do Banco Inter no site Reclame Aqui

O Banco Inter possui ao todo, 19.129 reclamações, sendo que 18.883 reclamações respondidas nos últimos seis meses no site Reclame Aqui. O banco digital mineiro respondeu a 98,7% das reclamações, sendo que o tempo médio de resposta é o mesmo do Nubank – de 4 dias e 16 horas.

De acordo com a avaliação dos clientes do Banco Inter:

  • 74,6% voltariam a fazer negócio;
  • 80,4% é o índice de solução;
  • 6.93 é a nota final do consumidor.

O Banco Inter é confiável?

Sim, o Banco Inter é confiável. A reputação é considerada como Ótima, com a nota final em 8.0/10. O Banco Inter apresentou uma evolução consistente nos últimos seis meses, passando de “Bom” para “Ótimo”.

Reputação do Banco Inter

A maior parte dos problemas refere-se a dificuldades no uso do internet banking e problemas com o atendimento.

Nubank ou Banco Inter: Qual a melhor empresa no site Reclame Aqui?

De acordo com o site Reclame Aqui, o Banco Inter é a melhor empresa. Cabe ressaltar que destacamos vários destes aspectos em uma live que foi ao ar na última terça-feira (10), no Canal do YouTube do Seu Crédito Digital, somente com as nossas impressões, sem considerar os critérios do site Reclame Aqui.

O Banco Inter já SUPEROU o Nubank? Que o jogo comece!

Opinião

Na minha opinião, a escolha do Nubank em aumentar o número de clientes acabou prejudicando seriamente a qualidade dos serviços prestados. O atendimento foi prejudicado.

Enfim, o que era feito em tempo real através de uma conversa mais humana, agora demora algumas horas pra que o consumidor seja atendido. Outro aspecto negativo é a liberação do limite de apenas R$ 50, que pode ter prejudicado na avaliação dos clientes no site Reclame Aqui.

E você, qual a sua opinião? Deixe seu comentário logo abaixo.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc.

Imagem destacada: Marcelo Ricardo Daros/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar