Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank pode bloquear seu cartão se isso acontecer

Entenda quais são as situações em que o Nubank pode bloquear o seu cartão por questões de segurança e veja como proceder

O Nubank, uma das principais fintechs do país, está adotando medidas rigorosas para garantir a segurança de seus clientes. Uma das medidas, o bloqueio de cartões com movimentação suspeita, surge em um momento em que o segmento de Bancos e Cartões liderou o ranking de tentativas de fraude em janeiro de 2023, conforme um levantamento da Serasa Experian.

No entanto, muitos clientes não sabem como funciona esse processo. Isso porque o banco já acumula mais de 5000 reclamações envolvendo bloqueio ou cancelamento no ReclameAqui. Neste artigo, vamos explicar o que o Nubank entende como compras suspeitas de fraudes.

Veja quando o Nubank pode bloquear o seu cartão

Esse processo acontece por meio do que o banco chama de ‘bloqueio preventivo’. Essa medida funciona assim: o Nubank conta com sistemas de segurança avançados que identificam transações de risco, como compras em sites suspeitos ou com valores muito acima do padrão de gastos do cliente.

Assim, se o banco detectar uma transação suspeita, ele pode bloquear o cartão automaticamente como medida preventiva.

Não foi golpe: posso desbloquear o cartão?

Sim, é possível desfazer o bloqueio do seu cartão Nubank. Caso o banco bloqueie o seu cartão preventivamente, você verá uma tela de confirmação na tela do seu aplicativo, solicitando que você reconheça suas últimas compras. Se você reconhecer as transações, basta selecionar a opção correspondente.

Dessa forma, o Nubank desbloqueia o seu cartão, permitindo que você continue suas compras normalmente.

Alguém está usando o meu cartão: como proceder?

Se você não reconhecer as últimas transações exibidas na tela de confirmação, clique na opção “NÃO”. Nesse caso, você será direcionado para o chat de atendimento do Nubank, onde um especialista analisará a situação e verificará se há indícios de fraude.

Caso seja comprovado que você não realizou as compras suspeitas, seu cartão será cancelado e você não terá prejuízos financeiros.

Imagem: Antonio Guillem/shutterstock.com