Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank pode ser considerado um banco? Confira aqui a explicação

Ao mesmo tempo, a empresa pode ser uma fintech, uma instituição financeira e de pagamentos.

0

O Nubank foi criado com o objetivo de facilitar a vida de seus clientes. Dessa forma, a empresa revolucionou e simplificou os serviços financeiros do Brasil. Em seu lançamento, em 2013, a instituição apresentou o seu cartão de crédito sem anuidade, livre de taxas. Atualmente, o Nubank tem permissão para atuar como uma instituição de pagamento e como instituição financeira. Mas será que o Nubank pode, ou não, ser chamado de banco? Confira a resposta abaixo.

Nubank pode ser considerado um banco? Confira aqui a explicação

Na visão popular, o Nubank é (e se denomina como) um banco digital independente. Contudo, na realidade o Nubank é uma plataforma de serviços digitais. Ao mesmo tempo, a empresa pode ser uma fintech, uma instituição financeira e uma instituição de pagamentos. Mas o que esses termos significam?

Fintech

Seja membro

Fintech é um termo em inglês que faz junção das palavras “financial” (financeiro) e “technology” (tecnologia). Em suma, as fintechs são empresas que usam a tecnologia para trazer inovações ao mercado financeiro. Além disso, ofertam serviços por meio de suas plataformas e canais digitais de forma exclusiva. 

Diante disso, o Nubank se considera uma fintech, pois tem uma base completamente digital. E desde então, usa a tecnologia e o design para dar ao cliente o controle sobre sua vida financeira. Com isso, a fintech é capaz de promover a inclusão de milhões de brasileiros no sistema financeiro.

Em suma, segundo o Nubank, a economia que a fintech já deu aos seus clientes, ao zerar taxas abusivas e anuidades, já passa dos R$ 21 bilhões. Dessa forma, ele se enquadra como uma fintech, por conta do modo como opera e disponibiliza serviços aos clientes.

Nubank como instituição de pagamento e financeira

O Nubank também se enquadra como uma instituição de pagamento e financeira, de acordo com a concessão do Banco Central – órgão regulador das instituições financeiras no Brasil. Em outras palavras, essas liberações tem a ver com os produtos e as funções que o Nubank pode ofertar aos seus usuários. 

Quando se fala em instituição de pagamento, o Banco Central se refere a uma empresa, aqui no caso, o Nubank, que autoriza serviços de compras, venda e movimentação de bens pelo Sistema de Pagamento Brasileiro. Entretanto, essa empresa não pode ofertas empréstimos e financiamentos aos seus clientes. 

Por conta disso, o Nubank também tem permissão de atuar como uma instituição financeira. Ou seja, pode receber, fazer as transações, e investimentos em dinheiro, em qualquer moeda do mundo. Além disso, esse tipo de “classificação” pode guardar o valor pertencente aos clientes, empresas e instituições. Desse modo, ele faz a conexão entre o cliente e o serviço do mercado financeiro.

Dessa forma, o Nubank se encaixa nas duas definições, por ofertar produtos para compra aos clientes, bem como produtos como empréstimos pessoais e fundos de investimentos. Sendo assim, o Nubank é uma fintech que pode atuar como instituição financeira e de pagamentos.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: visicou / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.