Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Nubank se posiciona sobre falência de banco americano: roxinho foi afetado?

Governo americano encerrou as atividades de um banco famoso por financiar startups. Veja se os boatos que afetam o Nubank são verdadeiros.

Paula PifferPor Paula Piffer2 min de leitura
Imagem da fachada do prédio do Nubank, com a logo da empresa na parede. Na frente, algumas plantas.

O governo americano encerrou as atividades de um banco conhecido por financiar startups, nesta sexta-feira, 10 de março de 2023.

Contudo, começaram boatos de que o Nubank teria sofrido alguma reação dessa falência. Dessa forma, a fintech brasileira teve que se posicionar oficialmente sobre o assunto.

No sábado, dia 11 de março, o banco brasileiro publicou uma nota a fim de “esclarecer informações equivocadas” que impactavam sua operação. De acordo com o Nubank, o fechamento do Silicon Valley Bank (SVB) não afetou a companhia brasileira.

Isso porque se iniciou um burburinho no mercado de que a fintech brasileira teria investimentos no SVB. Dessa forma, a nota veio com a intenção de acalmar o mercado. Ou seja, segundo o Nubank, a falência do banco americano não afetou financeiramente sua operação.

Nubank fala sobre a falência do Silicon Valley Bank

Em nota, o Nubank informou “que não tem qualquer exposição ao Silicon Valley Bank”. Ainda explicou que a nota veio a público para “esclarecer informações equivocadas circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp”.

Além disso, no sábado (11), o banco emitiu uma segunda nota para o mercado. Em suma, para confirmar a informação anterior, o Nubank falou que a falência do banco americano não impactou em nenhuma das empresas da holding.

Essa nota, no entanto, foi escrita diretamente para os acionistas da empresa.

Entenda o caso do SVB

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Em 8 de março de 2023, o SVB informou ao mercado que havia liquidado US$ 21 bilhões em títulos e que teve um prejuízo de US$ 1,8 bilhão no 1º trimestre de 2023. Após essa declaração, milhares de correntistas do Silicon Valley Bank correram para sacar o dinheiro do banco.

No entanto, o SVB não teve como atender todos os saques. Dessa forma, o governo americano foi obrigado a intervir para evitar uma crise como a de 2008. Embora o Nubank não tenha sido afetado pela falência do banco, todo o mercado financeiro norte-americano está em alerta.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock

Paula Piffer

Autor

Paula Piffer

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atualmente é pós-graduanda em Negócios Digitais pela USP.

Topicos relacionados