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Nubank tem prejuízo de US$ 45,1 milhões e inadimplência cresce no 1º tri

Na última segunda-feira (16) foi a fez do Nubank divulgar o seu relatório de resultados dos três primeiros meses de 2022. O primeiro fato que chama atenção no levantamento é o prejuízo líquido de US$ 45,1 milhões (R$ 228,47 milhões). Entretanto, o resultado é positivo, já que a somatória representa uma melhora de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, se esse valor for ajustado pelas despesas destinadas às reservas legais e tributárias, segundo o Nubank, o lucro líquido seria de US$ 10,1 milhões (51,16 milhões) no primeiro trimestre de 2022 (1T22).

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Em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a inadimplência da fintech também subiu, alcançando 4,2% em março de 2022. O resultado representa alta de 1,5 ponto percentual em relação aos 2,7 do 1T21.

Mesmo em alta, a inadimplência da fintech ainda é menor que a média dos bancos tradicionais brasileiros, que ficou em 5%, de acordo com o último levantamento. Além disso, o aumento é reflexo da expansão da carteira de crédito da fintech.

Resultados do Nubank no 1º tri

Apesar do resultado líquido do banco digital, que pode ser um pouco confuso, tudo indica que o Nubank está crescendo. Um dos medidores são os bons resultados na expansão para outros países. 

Segundo o relatório, a base de clientes teve um aumento de 5,7 milhões, totalizando 59,6 milhões de clientes no Brasil, no México e na Colômbia. Isso representa um crescimento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Esse foi o trimestre mais forte na história do Nu. Alcançamos cerca de 60 milhões de clientes e uma taxa de atividade recorde de 78%. Nossa fórmula de geração de receitas ajudou a impulsionar o resultado trimestral, que alcançou o valor recorde de US$ 887 milhões com baixo custo de aquisição de clientes, aumento da receita por cliente e redução do custo de serviço.” declara David Vélez, fundador e CEO do Nubank, em nota.

A receita média mensal por cliente ativo cresceu 63,4%, para US$ 6,70, resultado que mostra a mudança no perfil de clientes e do lançamento de novos produtos. Já a carteira de crédito totalizou US$ 3,1 bilhões, alta de 417% em bases anuais.

De acordo com o Nubank, o resultado aconteceu principalmente pelo aumento de 400% dos empréstimos pessoais, para US$ 2 bilhões e lançamento de produtos de financiamento ao consumidor via cartão de crédito.

“Nossa carteira de crédito teve expansão significativamente superior à do mercado e manteve níveis de qualidade saudáveis. Esse resultado é fruto do nosso avançado modelo de risco e de nosso portfólio de crédito disciplinado e resiliente, especialmente considerando as condições macroeconômicas atuais “, completa Vélez em nota.

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Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com