Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda por que a inadimplência é menor entre clientes do Nubank do que bancos tradicionais

Mesmo com mais pessoas de baixa renda em sua carteira de crédito, a inadimplência dos clientes do Nubank é menor que a dos bancos tradicionais, segundo relatório do UBS BB

A inadimplência acima de 90 dias da fintech era de 3,5% ao final de 2021, abaixo da média do sistema financeiro brasileiro, que ficou em 5%. Especialistas têm duas teorias que explicam esse resultado, confira, a seguir!

É provável que você também goste:

Pouco crédito? Confira alguns truques para aumentar seu limite no cartão Nubank

B3 dará apoio ao Nubank em programa educacional sobre investimentos, o NuSócios

Banco Central: segunda fase do Sistema Valores a Receber é adiada devido à greve

Inadimplência do Nubank é menor que a dos bancos tradicionais

Os analistas têm duas explicações para o baixo índice de inadimplência do Nubank. A primeira é que a fintech tem uma parcela muito maior de recebíveis de cartão sem juros, que têm um índice de inadimplência zero. Na comparação, fica 69% contra 52% dos bancos tradicionais, o que reduz o índice geral de inadimplência. 

Ou seja, um dos fatores é que os clientes do banco digital têm o costume de adiantar a fatura do cartão, e fazem isso na esperança de ter um limite de crédito maior. No relatório do UBS BB, os especialistas explicam:

“Uma das maneiras de obter um limite de crédito maior é pagar todo o saldo do cartão de crédito em dia. Isso provavelmente desencoraja o uso de empréstimos rotativos por clientes que estão tentando aumentar” 

Baixo limite de crédito diminui inadimplência de clientes do Nubank

A reclamação mais comum de quem é cliente Nubank também é um dos fatores para o índice ser menor. É comum ouvir críticas ao banco digital afirmando que a fintech só disponibilizou R$ 50, ou até R$ 20 como limite inicial do cartão. Essa característica da fintech, segundo os analistas, diminui o número de atrasos no pagamento.

“O crédito ao consumidor também representa uma parcela menor dos empréstimos do que no sistema financeiro como um todo (21% vs. 35% para o sistema financeiro)” diz o relatório.

Em outras palavras, as duas políticas de crédito do Nubank, feitas para conceder crédito apenas depois do cliente mostrar que é ‘de confiança’ é o que torna o índice de inadimplência da fintech menor que o de outros bancos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com