Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank ultrapassa Santander em número de clientes no Brasil

Nos primeiros nove meses de 2022, os bancos digitais conquistaram mais clientes que os bancos considerados “tradicionais”, com agências físicas. Dessa forma, o destaque ficou para o Nubank, que mais ganhou novos usuários no período (14,9 milhões) e, assim, ultrapassou o Santander em número de clientes totais.

Em suma, o banco suíço UBS fez um relatório baseado em dados divulgados pelo Banco Central e constatou que os bancos brasileiros abriram 111 milhões de novas contas este ano (levando em conta uma pessoa pode ter mais de uma conta em diferentes bancos), sendo que deste total os bancos tradicionais ficaram com 14%, enquanto os bancos digitais ficaram com 40%.

Número de clientes

De acordo com o levantamento do UBS, o Nubank chegou a 64,8 milhões de clientes até setembro. Além dos 66 milhões de clientes no Brasil, o banco digital afirma ter 70 milhões de clientes no México e na Colômbia. Já o Santander Brasil, possui 61 milhões de clientes.

Ademais, o levantamento também apontou que a Caixa Econômica Federal possui 148,3 milhões de clientes, o maior número, seguido pelo Bradesco (101,8 milhões), Itaú (95,5 milhões) e o Banco do Brasil (73,6 milhões).

Dessa forma, entre os bancos digitais, o Nubank ficou em primeiro, seguido por Original (42,2 milhões), Mercado Pago (39,4 milhões), PagBank (25,9 milhões) e C6 Bank (21,3 milhões).

Maiores bancos

Atualmente, juntos, os cinco maiores bancos tradicionais contam com 480,1 milhões de clientes, o que corresponde a 53% dos clientes bancários do Brasil. De modo que ganharam 16 milhões de novos clientes nos nove primeiros meses do ano. Assim, o Itaú liderou as novas adesões com 5,2 milhões de novos clientes, seguido pelo Santander Brasil com 4,1 milhões e em terceiro lugar ficou o Bradesco com 1,9 milhão de novas adesões.

Já os cinco principais bancos digitais possuem juntos 193,7 milhões de clientes, isto é, 21% do total de clientes do país. Sendo que o Nubank ganhou 15 milhões de novos clientes nos primeiros nove meses do ano. Já o C6 Bank, Inter e BTG Pactual/Pan, juntos, conquistaram 21 milhões de clientes. Portanto, levando em conta todas as instituições, o número total de contas correntes chegou a 910 milhões até setembro.