Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de beneficiários do Bolsa Família NESTA cidade cresce mais de 60%

Entre os motivos para esse expressivo aumento de beneficiários do Bolsa Família, de 64,7% em dez anos, está a crise econômica. Veja mais!

Nos últimos anos, o número de beneficiários do Bolsa Família em Campinas, São Paulo, aumentou consideravelmente. Assim, o economista Roberto Brito de Carvalho da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) afirmou ao G1 que entre os motivos para esse expressivo aumento, de 64,7% em dez anos, está a crise econômica.

Assim, Roberto Brito de Carvalho declarou que a situação atual é comparável a uma tragédia, destacando que a pandemia da Covid-19 contribuiu para que o país passasse por dificuldades econômicas. O que fez aumentar o número de pessoas em situação de vulnerabilidade que, consequentemente, passaram a precisar do Bolsa Família. Veja mais detalhes!

Desatualização do CadÚnico

Além disso, o economista salientou ao G1 outro problema no cenário atual que é a desorganização e a falta de atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ferramenta que possibilita aos brasileiros em situação de vulnerabilidade o acesso a programas de assistência social. 

Ainda segundo Roberto, também houve negligência nas políticas assistenciais em gestões passadas e o uso eleitoral, indicando a necessidade de uma reestruturação e reorganização do CadÚnico, identificando aqueles que realmente precisam estar no cadastro.

Veja também:

INSS pode garantir muitos benefícios a motoristas de aplicativo; confira

Diante disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou ao G1 que foram retomados os processos de qualificação cadastral. E, assim, estão sendo aplicadas medidas para melhoria dos registros e para moderar riscos de habilitação indevida e pagamentos incorretos do Bolsa Família.

Beneficiários do Bolsa Família convocados para retirada dos cartões.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Quem pode ser beneficiário do Bolsa Família

Enfim, é preciso destacar que para fazer parte do Bolsa Família é preciso cumprir algumas exigências, sendo que as principais são:

  • Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Ter cadastro atualizado nos últimos dois anos no CadÚnico.

Por fim, clique aqui e confira o cronograma de repasses do Bolsa Família neste mês de fevereiro.

Imagem: rafapress / shutterstock.com