Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de clientes ativos do Méliuz mais que triplica em um ano

Méliuz anuncia resultados do 2° trimestre do ano e reporta crescimento de 120% na receita líquida.

O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas a consumidores, por meio e da oferta de serviços financeiros, acaba de anunciar os resultados obtidos no 2° trimestre de 2021. A companhia, que recentemente realizou a primeira oferta subsequente de ações (follow-on), reportou o crescimento de 120% na receita líquida, em comparação ao 2T20. Além disso, abriu, em média, 39 mil novas contas por dia útil no 2T21 e apresentou um aumento de 265% no número de usuários ativos, também em relação ao 2T20.

A companhia finalizou o 2T21 com um total de 18,8 milhões de contas cadastradas, um crescimento de mais de 2,3 milhões de usuários ou 14,6% em relação ao 1T21 e quase dobrou a base de usuários, em comparação com os últimos 12 meses, findo em 30 de junho de 2020 (2T20), quando possuía 10 milhões de contas cadastradas.

contas totais do Méliuz
Fonte: Méliuz

 

Além disso, o número de usuários ativos também apresentou um crescimento considerável, chegando ao total de 8,8 milhões, um aumento de 23,9% em relação ao 1T21. Quando comparado ao 2T20, esse crescimento foi de 265%.

usuários ativos
Fonte: Méliuz

 

Toda essa evolução é resultado da aceleração e diversificação das estratégias da companhia de aquisição de novos usuários e não somente isso, mas na preocupação também em retê-los e engajá-los a continuar ativos na plataforma, reforçando, inclusive, a oportunidade de experimentação de outros produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Méliuz faz sucesso até mesmo quando não tem Black Friday

Exemplo do sucesso desta estratégia é que, pela primeira vez na história, a companhia conquistou mais novos compradores na vertical Shopping, no Brasil, em um mês diferente de novembro, quando ocorre a Black Friday. Maio e junho de 2021 foram os meses de maior aquisição de novos compradores na história do Méliuz.

novos compradores no Méliuz
Fonte: Méliuz

 

A companhia finalizou o 2T21 com um GMV total gerado de R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 905 milhões referentes ao Brasil e R$ 239 milhões da operação internacional. Esse valor foi 128% maior que no 2T20, quando atingiu o volume de R$ 515 milhões. Essa é a primeira vez que a companhia consolida o resultado das aquisições de Picodi (feita em março de 2021), Promobit e Melhor Plano (maio de 2021).

GMV
Fonte: Méliuz

 

Em relação ao desempenho financeiro, no 2T21, a companhia somou R$ 54,5 milhões de receita líquida total, mais que o dobro do 2T20, quando totalizou R$ 24,8 milhões. A entrada de Picodi (a partir de março de 2021), Promobit e Melhor Plano (a partir de maio de 2021) foram responsáveis por aproximadamente 37% desse crescimento. Da receita total do 2T21, R$ 46,1 milhões são referentes ao shopping e R$ 8,4 milhões aos serviços financeiros. Em relação à receita líquida do shopping, R$ 37,9 milhões são referentes à atuação no Brasil e R$ 8,2 milhões à operação internacional.

Receita Líquida do Méliuz
Fonte: Méliuz

 

Despesas operacionais do Méliuz

As despesas operacionais do 2T21 também apresentaram um crescimento em relação ao último trimestre, totalizando R$ 62,5 milhões contra R$ 47,4 milhões no 1T21. Esse aumento de R$ 15,1 milhões se deu, principalmente, pelo aumento das despesas de pessoal (R$ 5,1 milhões), despesas com cashback (R$ 3,4 milhões), com marketing (R$ 3,2 milhões) e com software (R$ 2,3 milhões).

Cerca de 50% do aumento das despesas entre os trimestres estão relacionados a novas contratações e investimentos em software. Atualmente, o Méliuz está com mais de 100 vagas abertas, sendo a grande maioria para o time de engenharia e produto. Esse foco no crescimento da área de tecnologia faz parte da estratégia do Méliuz de construção e melhorias dos produtos e serviços que, consequentemente, proporcionará um crescimento sustentável dos resultados nos próximos anos.

Geração de Caixa

No 2T21 a geração de caixa, medida pelo EBITDA, foi de R$ 7,2 milhões negativos, principalmente devido a itens extraordinários que somaram R$ 4,8 milhões no trimestre. Desconsiderando estes itens extraordinários, a empresa reportou um EBITDA ajustado de R$ 2,4 milhões negativos. Em comparação ao trimestre anterior, excluindo os efeitos dos itens extraordinários, o resultado foi impactado pelo aumento das despesas mencionadas acima que já eram esperadas devido ao plano de novas contratações e investimentos no time.

“Os resultados alcançados no 2º trimestre de 2021 demonstram que estamos conseguindo entregar o que prometemos, desde o nosso IPO. Apresentamos um crescimento acelerado da nossa base de usuários, oferecendo uma variedade de produtos que nos permite andar lado a lado com esses milhões de usuários. Em julho, mesmo mês em que comemoramos os 10 anos de fundação do Méliuz, realizamos nosso follow-on e renovamos nosso sentimento de day one. E, hoje, estamos muito felizes em anunciar o lançamento de dois produtos para o início de 2022, que certamente vão beneficiar ainda mais nossos usuários e tornar essa jornada de compras mais fluida e interativa: o novo App Méliuz, que trará uma experiência única e inovadora aos nossos usuários, usando a tecnologia para empoderar a vertical de shopping com os serviços financeiros e o novo Cartão Méliuz, que será digital first, com possibilidade de funções crédito, débito ou pré-pago. Tudo isso só está sendo possível com o aumento do nosso time e a manutenção da nossa cultura, pilar intocável dentro do Méliuz”.

Israel Salmen, CEO e fundador do Méliuz.

A apresentação completa de todos os resultados está disponível no site de RI do Méliuz.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Méliuz (divulgação).