Número inacreditável de empresas abertas durante a pandemia já fechou as portas
Quantidade de empresas que abriram e fecharam é surpreendente. Especialista aponta para a falta de maturidade dos negócios. Entenda!
Muitos empreendedores surgiram durante a pandemia. Segundo pesquisa da plataforma Neoway, cerca de 10 milhões de empresas foram abertas no Brasil de 2020 para cá. Porém, esse crescimento não se mostrou duradouro, pois de acordo com o levantamento, metade dessas empresas já encerraram as atividades.
Os setores que mais fecharam as portas foram o de serviços com 2,8 milhões de empresas, seguido do Comércio com 1,3 milhão. Segundo a VP de Marketing da Neoway, Fernanda Baggio, a falta de amadurecimento das empresas para competir no mercado é a principal causa dos números expressivos.
Entenda o porquê do elevado número de empresas que fechou as portas
Os estados que tiveram mais empresas abertas durante a pandemia de Covid-19, mas que não resistiram com os negócios foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nesse contexto, os microempreendedores individuais (MEI) são os que mais sofreram baixas nos negócios. Segundo a pesquisa, 80% das empresas abertas neste período foram MEI, no entanto, 3,2 milhões fecharam as portas.
Desse modo, para Baggio, o cenário é complexo e deve ser analisado de forma individual, pois não há um único método que se aplica a todas as empresas.
Como evitar que seu negócio encerre as atividades
Segundo a pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae, um terço das empresas encerram suas atividades com menos de dois anos de existência. Dessa forma, foram apontadas sete razões que levam a isso:
- Falta de planejamento do negócio;
- Não saber se diferenciar da concorrência;
- Despreparo financeiro;
- Pouco conhecimento sobre gestão de negócios;
- Falta de controle das finanças;
- Ausência de metas e objetivos;
- Ações de marketing ineficientes.
Vale ressaltar que cada empresa precisa ser avaliada de forma singular para constatar suas dificuldades e, assim, poder traçar estratégias que permitam a durabilidade do negócio.
Imagem: Jorge Aguado Martin / shutterstock.com