Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O compromisso de pagar o INSS é do empregado ou do empregador?

Descubra quem é responsável por pagar o INSS no Brasil e como funciona esse processo de contribuição previdenciária.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários no Brasil. Mas, afinal, quem é responsável por pagar o INSS? Em síntese, o pagamento ocorre de ambos os lados – cada qual com a sua responsabilidade.

Entenda, ao longo deste artigo, como funciona a contribuição previdenciária ao INSS no Brasil, a qual assegura não apenas acesso à aposentadoria, mas também a outros benefícios, tais como auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-reclusão, entre outros.

Divisão de responsabilidades da contribuição ao INSS

Quando o profissional trabalha em regime CLT, o empregador paga parte da contribuição, enquanto o restante é descontado da folha de pagamento do funcionário.

O valor que o empregado paga de INSS corresponde a uma porcentagem de seu salário, de acordo com a faixa salarial em que se encontra. Essas alíquotas podem variar, sendo que a alíquota mínima é de 7,5% e a alíquota máxima é de 14%, conforme estabelecido pela tabela do INSS.

Nos casos dos profissionais sem carteira assinada, será responsabilidade exclusiva do trabalhador realizar a contribuição. Neste caso, é possível fazê-lo como autônomo ou como MEI. Para o MEI, a contribuição é de 5% em cima do valor do salário mínimo; enquanto autônomos só podem optar entre 11% sobre o salário mínimo ou 20% em cima de qualquer valor de salário.

Como verificar as contribuições para o Instituto

Para verificar se a empresa está em dia com os pagamentos das contribuições, o trabalhador tem algumas formas de consultar o extrato. Confira:

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com