Em viagem à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a utilização atual do dólar e do yuan pelo governo brasileiro. Em entrevista ao canal chinês CCTV, ele falou sobre o NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), dos Brics.
O dólar vai deixar de ser usado pelo Brasil? Entenda
O presidente da república, Lula, anuncia interesse em utilizar outra moeda diferente do dólar para realizar acordos comerciais.
Lula ressaltou a possibilidade da utilização de outra moeda que não seja a norteamericana para a negociação entre os países. Entretanto, afirmou que os EUA são contra a ideia.
“Nossos amigos americanos têm uma preocupação com qualquer coisa nova que se crie, em se tratando de banco ou de moeda, porque eles acham que queremos acabar com o dólar como moeda de referência para o comércio externo. Foi assim quando se criou o euro na Europa, os Estados Unidos ficaram muito ofendidos.”, disse o presidente.
Substituição do dólar por uma moeda única de comércio
O presidente da República ainda comentou que em nações do tamanho e extensão do Brasil e da China, uma opção nova, para realizar as transações entre ambos, é possível. “Você pode ter uma moeda criada, que pode ser organizada pelos bancos centrais dos dois países, e a gente fazer a nossa troca comercial nas nossas moedas”, disse.
Entretanto, as declarações do presidente Lula tomaram maiores proporções. Nesse sentido, o ex-embaixador dos EUA Thomas Shannon afirma que essas falas são o reflexo e repetição de ideais alheios.
Além disso, Shannon acrescentou que o dólar é uma moeda global não por imposição, mas pelo poder da economia norte-americana. Ele desejou boa sorte caso a nação opte por, de fato, fazer a substituição. Por fim, indicou que o Brasil se posicione como um país com interesses próprios, e que não apenas seja guiado pelos interesses alheios – se referindo à China, neste caso em particular.
Mais sobre o NDB
Esse é o banco dos Brics. O presidente Lula disse que esse bloco econômico (que inclui o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) tem grande potencial para crescer e se tornar exemplo para países em desenvolvimento.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Além disso, ele afirmou deve haver tranquilidade no avanço do desenvolvimento, sem ter pressa para tornar o NDB um grande banco mundial.
Vale lembrar que a instituição é uma alternativa ao Banco Mundial, com sua sede em Xangai desde 2015.
Imagem: Roka / shutterstock.com
