Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O Exército está convocando civis e atiradores CACs? Entenda

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm propagado um canal de comunicação do Exército como uma espécie de alistamento de civis.

Apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) têm propagado um canal de comunicação do Exército como uma espécie de alistamento de civis contra o resultado das eleições presidenciais. 

Nas redes sociais estão circulando mensagens que convidam a população a fazer um cadastro em uma lista de e-mails que os militares utilizam. A questão é que, na verdade, a lista é voltada apenas para enviar um boletim semanal direcionado a reservistas. 

Fake news

A página “Reserva pró-ativa” foi criada pelo Exército em 2015. Sua criação é voltada para receber inscrições de interessados em receber um informativo chamado de “O Veterano”. Porém, bolsonaristas estão impulsionando o site como uma plataforma de “cadastramento para civis”, incentivando CACs (caçadores, atiradores, esportivos e colecionadores) a se cadastrarem. 

Uma das supostas “convocações” foi realizada pelo ex-ministro do Turismo Gilson Machado, nomeado pelo atual presidente no mês passado, para um mandato de quatro anos na presidência da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Na última segunda-feira (5), o ex-ministro do turismo publicou em sua conta do Twitter um link para o site do Exército. Em seguida, ele escreveu que a página é um cadastramento para civis que o exército abriu agora e que a participação é voluntária, mas que recomendaria a todos os CACs a preenchê lo. 

Pronunciamento do Exército 

Em uma nota, o Exército declarou ter observado a circulação de “convocações equivocadas” referentes ao site voltado para Reserva Pró-Ativa, porém, afirmou que elas não surgiram da instituição. O comunicado informa que o cadastro serve exclusivamente para enviar o boletim informativo. 

Os bolsonaristas reagiram à “convocação”, que era falsa. Até as 22h da última terça-feira (6), a publicação de Machado, divulgando a página, ainda estava disponível. A postagem teve mais de 25 mil curtidas e 8 mil compartilhamentos. Na caixa das respostas, havia comentários de pessoas alegando que iriam se inscrever ou que já se inscreveram. 

Ao ser questionada pelo UOL Notícias, a Embratur afirmou que a postagem foi realizada pelo ex-ministro e que apenas ele poderia falar sobre o assunto. 

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com