Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O Instagram revela a sua localização para outros usuários?

Postagens virais afirmaram que o Instagram revelava a localização exata dos seus usuários. Leia a matéria e descubra se é verdade!

Em um comunicado oficial, o Instagram desmentiu as falsas acusações que surgiram nas redes sociais nos últimos dias de que a função “Precisão de local” (no Android) – “Localização precisa” (no iOS) – torna pública a localização exata dos seus usuários. 

O boato surgiu depois que alguns vídeos viralizaram na internet, onde as pessoas mostravam a opção “Localização precisa” das configurações de localização do aplicativo e afirmavam que o Instagram compartilhava a informação com outros usuários.

Alguns posts virais sobre o assunto afirmavam que o motivo da exposição era uma recente atualização do aplicativo, porém isso já foi desmentido. O Instagram afirmou que o recurso não permite a exposição de localização sem a autorização dos seus usuários.

Afinal, o que é ‘precisão de local’ ou ‘localização precisa’ do aplicativo?

Independentemente da pessoa utilizar ou não o Instagram, a função está presente nos celulares. O recurso permite melhorar a localização do aparelho celular através de redes móveis, como:

  • 3G;
  • 4G;
  • Wi-fi;
  • Sensores de movimento.

Para os dispositivos com sistema operacional iOS, o recurso está disponível desde 2020, a partir do iOS 14. Já para os aparelhos com sistema operacional Android, o recurso está disponível desde 2021, a partir do Android 12.

O objetivo da função é melhorar a experiência de privacidade dos usuários e a precisão de localização para diversos aplicativos. A Uber, por exemplo, utiliza o recurso para identificar a localização exata do usuário quando este solicita uma corrida.

É possível desativar a função no Instagram?

Após a polêmica que as postagens virais sobre o assunto causaram, o Instagram reforçou que é possível acessar as configurações do aplicativo e realizar ajustes para restringir o acesso a sua localização ou até mesmo bloqueá-la.

Além disso, em uma postagem na sua conta oficial no Twitter, o aplicativo ainda esclareceu:

“Para ser claros, não compartilhamos sua localização com outras pessoas. Assim como outras empresas de mídia social, usamos a ‘localização precisa’ para coisas como tags de localização e recursos de mapas”.

Por fim, vale reforçar que os recursos de ‘localização’ ou ‘localização precisa’ são configurações presentes nos celulares, e não um recurso adicionado ao Instagram depois de uma atualização da plataforma.

Imagem: wichayada suwanachun / shutterstock.com